sábado, 2 de junho de 2012

Um despretensioso pão para sanduiches

 

Sabe aqueles dias em que a gente apesar de ter idéias e vontade de fazer as coisas, não tem tempo? Aconteceu comigo essa semana. Prometi fazer várias sacolinhas de juta para enfeitar as mesas da festa junina da Escola Municipal, e como soltam fiapos e pó. Foi um dia todo de espirros  e no final da tarde lembrei que não tinha feito pão para o café  da manhã. Então tinha que fazer algo simples e que não demorasse a levedar como os pães integrais . Fazer pão é algo quase mecânico para mim. Peso a farinha de trigo , separo e vou pesando os outros ingredientes de acordo com a porcentagem que imagino vai dar o resultado que espero. O iogurte ainda não estava pronto, então resolvi usar água mesmo. Misturei os iingredientes, sovei a massa e deixei levedar ainda sem saber se ia dar certo. Pelo menos  estava bem elástica e macia.E depois de assado me fez ficar bem contente, além da aparência apetitosa e do aroma, a textura ficou perfeita, ideal para um sanduiche.

Ingredientes

450 ml de água gelada

2 colheres de leite em pó integral

2 colheres de manteiga sem sal

2 colheres de açucar (usei o demerara, mas pode ser o cristal)

3 colheres, de chá, de sal marinho

1 ovo grande

6 xícaras de farinha de trigo para pães

4 colheres , de chá, de fermento seco instantâneo

Proceder como de costume para fazer a massa, deixar levedar até dobrar de volume. Modelar e esperar o 2º crescimento, levar ao forno preaquecido a 220°.

Depois de assado, desenformar sobre uma grade para esfriar. Devido a sua textura extremamente macia esse pão só deve ser cortado após estar bem frio.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...