domingo, 22 de julho de 2012

Pães, não consigo parar de fazê-los…

 

pão integral 001

 

Reconheço, ninguém gosta tanto de pão como eu. Imaginar os ingredientes, sovar a massa , exercitar a paciência ao esperar que a levedura faça a sua parte e então modelar e ver sair de suas mãos a forma que desejar naquele instante. Fazer pães já se tornou para mim um vício, sinto enorme prazer em realizar cada uma das etapas e quase sempre me surpreendo quando alguém me diz que fazer pão é trabalhoso e é melhor ir à padaria comprar. Jamais conseguiria explicar, então me calo e crio outra receita.

E gosto de pães que levam mais de um tipo de farinha e nem sempre escrevo a fórmula antes de começar, muitas das vezes coloca a balança de um lado e lápis e papel de outro e vou testanto até encontrar uma textura que penso vai dar certo. Hoje foi assim, pesei a farinha para pães, acrescentei 20% de farinha integral e exagerei no iogurte e na manteiga.  Como ficou uma massa mais pesada demorou para levedar , bom se não desse certo sempre poderia ser transformada em torradas ou farinha de pão.pão integral 004

De repente cresceu e fez bolhas, pulverizei água , levei ao forno e fui aproveitar o tempo conversando com a Júlia pelo facebook, já que a mãe dela não quer que telefone para não gastar créditos com deslocamento. De repente, começa a invadir a casa um delicioso aroma da manteiga. Já tinha esquecido o pão no forno, mas aquele cheirinho de manteiga despertou meus sentidos imediatamente.  Manteiga me lembra infância, quando duas vezes por semana minha mãe se sentava com a tigela de louça no colo e batia a manteiga que usaríamos o resto da semana.

Não era minha intenção fotografar o pão de hoje, mas o aroma estava tão intenso que não resisti e aí está, casca crocante, miolo macio, exatamente como gosto.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...