domingo, 26 de agosto de 2012

A festa do brigadeiro



Dizem que por ser o brigadeiro um doce exclusivamente brasileiro, é amado por todos os nascidos nessa terra abençoada por Deus. Eu sou uma das que ama brigadeiro, mas não qualquer brigadeiro. Como sou chocólatra meu brigadeiro tem que ter sabor intenso de chocolate. Não gosto daquele chocolate granulado em que geralmente envolvem os brigadeiros. De chocolate não tem nada, só imitação, na verdade é gordura , açucar, corante etc. Prefiro envolver os meus em castanhas, nozes, amêndoas ou a minha primeira opção que é chocolate meio-amargo raspado.  A provadora ofical, Fernanda comeu muitos, então concluo que ficou bom, bom não, ótimo.
Sou muito exigente com ingredientes para doces, prefiro usar os de 1ª qualidade, embora sejam mais caros proporcionam um efeito que vale a pena
Ingredientes
1 lata de leite condensado Moça ( outro não serve, fica muito doce)
50 g de chocolate em pó Nestlé 50% cacau
15 g de cacau, usei o Callebaut, mas sei que é difícil de encontrar.
10 g de chocolate  em barra meio-amargo 70% cacau, raspado
40 g de manteiga sem sal (manteiga mesmo, não margarina)
Em uma panela de fundo grosso ( uso de inox), misture bem o leite condensado, chocolate em pó, cacau e a manteiga. Leve ao fogo baixo e mexa constantemente até o ponto de brigadeiro, que para quem não sabe é quando solta da panela. São mais ou menos 10’. O fogo deve ser sempre baixo. Quando der o ponto misture o chocolate em barra, mexa bem , despeje em prato untado com manteiga sem sal e espere esfriar bem para enrolar. É melhor de um dia para o outro.

Untar as mãos com manteiga para enrolar e envolver os brigadeiros na cobertura desejada, chocolate raspado, nozes picadas, avelãs moídas etc. Fica ao gosto de cada um.
Se quizer congelar, coloque em recipiente e tampe bem, levando ao freezer por até 3 meses.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...