quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Chocolate, sempre ele…

 

O porquê do  fascínio que o chocolate exerce nas pessoas é algo misterioso e que não importa muito, pelo menos para mim. Gosto e pronto, gosto não, amo chocolate. Mas não qualquer chocolate, não sou daquelas que devora caixas de bombons, aliás não sou muito de bombons, com exceção do Sonho de Valsa e Cereja ao licor da Kopenhagen, que esses não posso mesmo dispensar. Nunca porém em grande quantidade, gosto de saborear devagarinho, sentir além do sabor, a textura macia, o licor se misturando ao chocolate e transformando nossa boca na ante-sala do céu.

Porém meu fraco mesmo é o chocolate em barra, amargo ou meio-amargo, com no mínimo 50% de cacau. Com as barras posso transformar minhas mirabolantes idéias em realidades maravilhosas. Sábado a noite  diz um fudge para a sobremesa de domingo, servi com uns morangos hiper doces. Delícia dos deuses, de comer de joelhos.

Ingredientes

400g de chocolate meio amargo raspado

1 lata de leite condensado “Moça”

1 colher de manteiga sem sal

200g de nozes grosseiramente quebradas (coloco num saco plástico e bato com um martelinho de cozinha)

Misturar o chocolate com o leite condendado e a manteiga. Levar ao fogo brando (brando mesmo para o chocolate não queimar), mexendo até ficar bem homogeneizado. Acrescentar as nozes, misturar bem, tirar do fogo e deixar esfriar um pouco. Despejar em um recipiente para tomar a forma. Eu coloco naquelas formas descartáveis para bolo inglês porque acho mais prático. Cobrir com filme plástico e levar à geladeira de um dia para o outro.  Desenformar e cortar da maneira que desejar, em linha reta ou na diagonal, acho que ficam bonitos desiguais, mostrando bem que são produtos artesanais.

Antes de cortar é bom verificar se já está bem sólido  caso contrário os pedaços se desmancharão. Se não gostar de nozes, pode-se usar outra castanha, também gosto de umas cerejas, mas a filhota pediu para não colocar.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...