quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Pavê super rápido de morangos

 

Enquanto houver morangos farei receitas com morangos. Além de ser apaixonada por eles estão lindos e muito doces.

O que fazer quando um genro liga e diz estou chegando para jantar? Vindo de São Paulo, não ali da esquina. Corro fazer uma sobremesa com os morangos que estão na geladeira. Precisava ser algo rápido porque ainda teria que preparar os pratos mais substanciosos, afinal ninguém vive só de sobremesas.

Para a base fiz um creme comum, com leite condensado, leite integral fervido com uma fava de baunilha, gemas e uma caixinha de creme de leite.  Por cima uma camada de biscoitos amanteigados de chocolate apenas quebrados grosseiramente. Enquanto gelava fiz mousse de morangos, sem gelatina. Apesar de gostar de gelatina nunca a acrescento às minhas mousses, acho que modfica a textura.

Bati 200 g de morangos picados com uma lata de leite condensado “Moça”, por favor,quando estava homogeneizado acrescentei sem bater 100g de morangos picados e misturei levemente. Utilizei 200g de creme de leite fresco e bem gelado e 2 colheres de açucar refinado para fazer um chantilly com o qual finalizei a mousse. Espalhei sobre o creme com bolachas e deixei na geladeira. Pouco antes de servir cobri com ganache feito com 250g de chocolate meio-amargo e 200g de creme de leite. Chocolate de verdade, não aqueles fracionados. Decorei com morangos fatiados e hortelã que proporciona um sabor refrescante e casa muito bem com o morango.

Parece que ficou bom, pelo menos não sobrou nada para o dia seguinte.

As fotos foram tiradas pelo genro.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...