terça-feira, 11 de setembro de 2012

Cupcake de morango

pão, D'Artagnan, cupcake de morango 038

Os morangos estão uma verdadeira tentação, lindos, doces, maravilhosos. Na rua em cada esquina há vendedores, com o calor que faz aqui em Goiânia, evito comprar frutas  ou qualquer tipo de alimento que não esteja devidamente refrigerado. Mas quando entro no supermercado e vejo as gôndolas de frutas abarrotadas de morangos, não resisto. A salada do almoço sempre tem morango. Já é meu costume acrescentar frutas às minhas saladas, acho que folhas e frutas são uma ótima e saudável combinação, se acrescentar um molho feito com iogurte e hortelã, além de refrescante fica divino.

Domingo fiz sorvete de morango para a sobremesa, ontem mousse de morango e hoje pretendia fazer tortinhas de morango. Porém quando já ia preparar a massa lembrei que tinha feito iogurte com o leite e o sol estava absurdamente quente, impossível sair para comprar. Sem leite não podia fazer o creme de confeiteiro do recheio. Adiei então as tortinhas e fiz cupcakes.

Fiz uma massa basiquinha, acrescentei morangos picados e gotas de chocolate. Depois de frios cobri com ganache.

   Ingredientes

1/2 xícara de açucar

80 g de manteiga sem sal, amolecida

2 ovos

1 1/2 xícara de farinha de trigo para bolos

1 xícara de morangos grosseiramente picados

1 colher, de chá, de extrato de baunilha

1/2 colher, de chá, de fermento químico em pó.

Não usei a planetária, com a batedeira portátil bati a manteiga com o açucar, acrescentei um ovo de cada vez, batendo após cada adição. Fui juntando então a farinha aos poucos, mexendo com um fouet, depois o morango e o fermento.  Minha forma de cupcakes é daquelas com teflom, coloco sempre 2 forminhas em cada cavidade. Coloquei uma colherada de massa, 4 gotas de chocolate forneáveis, geralmente uso da Arcor meio amargo, e mais uma colherada de massa. As forminhas não podem ficar muito cheias. Assei em forno preaquecido por 20’, a 180°. Esperei esfriar para espalhar o ganache da cobertura.  Rendeu 12 bolinhos, que ficaram deliciosos.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...