Há um encantamento diferente quando chega a primavera. Eu pessoalmente amo o outono, mas não posso negar o quanto a chegada da primavera mexe comigo. E não é preciso consultar o calendário, ela chega com força total iluminando tudo e anunciando que a Terra revive e rebrota com vigor enchendo os olhos de esperança. O dia e a noite terão ambos 12 horas. `As vezes deixamos de prestar atenção nos fenômenos da natureza, e é aí que ela nos pega de surpresa. Chega a primeira chuva limpando o firmamento e lavando as plantas sem distinção, árvores de grande porte e plantinhas rasteiras e nos assustamos, já chegou a primavera? Passaram os dias curtos e as noites longas e preguiçosas.
De repente o sol começa a acordar mais cedo e iluminar com mais vigor o horizonte, as chuvas, à princípio tímidas, ficam constantes e impetuosas. As paisagens embotadas, sobretudo aqui no cerrado onde tudo fica ressequido e retorcido, se enchem de graça e sacudindo a poeira ressurgem belas e floridas. Com toda pujança aquelas flores tão pouco admiradas e taxadas pelos “entendidos” de simples, irrompem com suas cores brilhantes pontlhando nosso cerrado de vida. É preciso ter olhos de “ver” para sentir toda a mudança que se processa de um dia para o outro. E coração e alma de poeta para amar tudo o que tão gentilmente nos cai nos braços.
Olhando pela janela da cozinha enquanto fazia meu pão, observei ontem, pássaros minúsculos nos galhos do pé de acerola. Bicavam os ramos e faziam algazarra como se trabalhassem em equipe, trocando idéias sobre a melhor forma de construir o lar. Arrancavam as folhinhas secas e pedacinhos de casca e céleres alçavam voo na direção dos galhos mais altos da mangueira. É lá que fazem os ninhos e criam seus filhotes, comem minhas mangas, atas, bananas, pitangas, jabuticabas etc e me deixam muito feliz por terem escolhido meu quintal para viver e criar família, me deixam com a certeza que por um bom tempo ainda despertarei com o seu cantar alegre e despreocupado.
É primavera e estou extremamente feliz, principalmente pelo privilégio de morar em uma casa com quintal grande, repleto de árvores onde vivem, além dos pássaros, borboletas, joaninhas, louva a Deus, mamangavas e até uma casa de abelha Jataí. As galinhas são despreocupadas, botam quando têm vontade e não sob pressão. Ovos assim só podem ser mais saudáveis. Talvez por isso meus pães e bolos fiquem tão saborosos.
Seja bem vinda primavera, encha nossos corações de amor e esperança, o mundo bem que está precisando disso!
A rosa da primeira foto está tão linda que nem parece real. Seja bem vinda primavera
ResponderExcluirGabriel adora os ovos das galinhas da vovó, são ovos de ouro, acreditem.
ResponderExcluir