quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Mini quiche de abobrinhas

 

mini-quiche de abobrinha 006

Amo abobrinhas, aquelas bem pequenas, recém-colhidas, as chamadas abobrinhas italianas, são minha paixão. Ficam deliciosas em qualquer preparo. Compro sempre poucas unidades porque um de seus encantos é estar fresquinha. Domingo as fiz grelhadas com filé de frango, um almoço dos deuses.

Só que tenho uma outra paixão culinária, mais uma, quiches. Uma quiche reúne tudo que gosto, massa crocante e quebradiça, vários tipos de queijo, ovos, creme de leite, ervas, enfim tudo de bom. Hoje então seria dia de quiche de abobrinha. Não uma quiche grande assada em minha forma companheira de muitos anos, mas nas mini-formas, presente da filhota Fernanda e que ainda  não havia usado.Não sou muito de seguir regras rígidas a respeito de nada, muito menos em receitas. Se não tenho um ingrediente, lanço mão de outro, o que tenho feito bastante desde que me mudei para longe do burburinho onde estão os grandes supermercados, que aliás me cansam mais que satisfazem. Aprendi a gostar de comprar em um local pequeno, muito limpo, com atendentes bem educados, onde as verduras  e as frutas são sempre fresquinhas, porque são adquiridas em pequena quantidade e a variedade satisfaz plenamente à minha necessidade. Comprei então uma ricota fresquíssima, queijo prato e parmesão. Uma garrafinha de creme de leite fresco e pus mãos à obra. Prefiro fazer massas amanteigadas no processador, aproveitei e já reduzi a abobrinha em tirinhas, coloquei em uma peneira, polvilhei sal e deixei escorrer para perder um pouco de líquido.

Ingredientes da massa

300g de farinha de trigo

150g de manteiga sem sal

1 ovo

4 colheres de água gelada

1/4 de colher, das de chá, de fermento químico em pó.

Juntar os ingredientes rapidamente até formar uma bola, envolver em plástico e deixar na geladeira por cerca de 2 horas.

Ingredientes do recheio

250g de abobrinha italiana ralada em filetes

1/2 cebola bem picadinha

1 dente de alho pequeno

1 pitada de pimenta calabresa

2 colheres de azeite de oliva

1 tomate picado ( como os tomates estão excessivamente caros e não vou me submeter a qualquer tipo de exploração, optei por usar uns tomates desidratados que tinha em casa. Piquei bem miudinho e hidratei em azeite de oliva extra-virgem)

100g de ricota fresca amassada

80g de queijo prato em cubinhos

50g de parmesão ralado em filetes

2 ovos

200ml de creme de leite fresco

Ervas frescas picadas, usei salsa, orégano e cebolinha francesa. Cada um usa o que mais gosta ou tem facilidade de encontrar.

Misturar a ricota amassada com o queijo prato e o parmesão, acrescente um pouco de creme de leite para dar liga.

mini-quiche de abobrinha 009Aquecer o azeite levemente, refogar a cebola, o alho, a abobrinha  e o tomate. Temperar com sal se necessário, o parmesão costuma ser salgado. Se estiver usando outro tipo de queijo prove e acrescente mais sal. Acrescentar as ervas e deixar esfriar..Misture com um garfo ou fouet os ovos com o creme de leite , não bata, só misture até ficar homogêneo.

Monte as quiches forrando as forminhas com a massa. Eu abro com as mãos diretamente nas formas. Fure o fundo com um garfo, espalhe uma leve camada de abobrinha e por cima os queijos. Cubra então com a mistura de ovos e creme de leite, uma camada fina , usei 2 colheres em cada forminha. Polvilhe queijo parmesão ralado fino e farinha de rosca em partes iguais.Arrume as forminhas em um tabuleiro.

O forno deve estar bem quente, 250° . Depois de 10’, reduza para 180° de deixe mais 15’ ou até dourar.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...