segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Morangos e tartelettes

 

tortinha de morango 030

Apesar do calor escaldante nessa terra abençoada por Deus, os morangos estão mais doces e bonitos a cada dia. Ontem para a sobremesa fiz  “tartelettes de morango”, a filhota disse que estavam iguais a de uma Boulangerie em Paris. Como ela costuma ser muito franca e não diz nada  só para agradar, acreditei.

A receita foi adaptada do livro “Recettes de base : pâtes, preparations, sauces…”.  Tenho por hábito fazer primeiro a massa para que possa ficar na geladeira por cerca de 2h antes de ser utilizada. Assim a manteiga vai se solidificar tornando mais fácil moldar a massa.

Ingredientes

320g de farinha de trigo

50g de amido de milho

30g de açucar (usei cristal)

1 pitada de sal

180g de manteiga sem sal, gelada, cortada em pedaços

1 ovo batido

5 colheres de água

Costumo usar o processador na tecla pulsar para agregar os ingredientes, é bom lembrar que massas amanteigadas devem ser feitas rapidamente.  Para fazer manualmente é só misturar com as pontas dos dedos até formar uma bola. Embrulhar a massa em plástico e guardar na geladeira.

Creme de confeiteirotortinha de morango 028

500ml de leite

4 gemas de ovos

175g de açucar

30g de farinha de trigo

1 colher, das de café, de extrato de baunilha

1/2 colher de manteiga sem sal.

1 caixinha de morangos bem lavados e sem cabinhos

Esquentar o leite e reservar. Bater as gemas com o açucar até o ponto de creme, acrescentar a farinha de trigo e misturar ao leite batendo sempre. Levar ao fogo em fogo baixo, mexendo sempre por 5 minutos. Tirar do fogo e acrescentar a baunilha e a manteiga mexendo bem. Colocar em um refratário e cobrir com filme plástico deixando que fique bem encostado na superfície do creme para que não forma película. Enquanto esfria, abra pequenas porções de massa diretamente nas forminhas de tartelettes. Pessoalmente gosto de massas finas, mas fica a gosto de cada um a espessura, fure o fundo com um garfilho para evitar que cresçam. O forno deve estar bem quente, preaquecido a 220°.  Asse por cerca de 15’ ou até que estejam douradas. Leve a esfriar,  sem tirar das formas sobre uma grade.

Depois de bem frias, recheie com colheradas do creme de confeiteiro e cubra com morangos inteiros ou em pedaços. Leve para gelar por 1h antes de servir.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...