quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Pão de batata-doce







Desde sempre gostei de batata-doce. Quando pequena não entendia porque os adultos davam preferência à batata inglesa para fazer purês. Quando tive idade de alcançar o fogão um dos primeiros pratos que preparei foi um purê de batata-doce. Depois de pronto coloquei em uma travessa e por cima espalhei uma camada de manteiga bem fresca, que minha mãe tinha acabado de fazer. Nunca tinha comido nada tão saboroso. Até hoje amo purê de batata-doce. E tenho inveja dos americanos que têm aquelas batatas-doces alaranjadas tão lindas. Há algum tempo vi em algum blog americano ou australiano, não lembro bem elogios a um pão batata doce, a única dica que dava é que o peso da batata seria o mesmo da farinha de trigo. De posse desses dados adaptei uma fórmula, juntei alguns sabores e estava pronto um lindo e saboroso pão. Não esperava que ficasse tão bonito.
Ingredientes
500 g da batata doce assada e espremida

500 g de farinha de trigo
2 colheres de açucar mascavo
2 colheres de manteiga
2 colheres de creme de leite
1 colher, das de chá, de sal
1 ovo
1 colher, das de chá, de canela em pó e de noz moscada ralada na hora.
Não costumo cozinhar batatas inglesas ou batatas-doces em água, prefiro assá-las para que conservem melhor o sabor. Lavo bem lavadas, embrulho em papel alumínio e coloco no forno a 150°, até que ao testar com um garfo não ofereça resistência, mas ainda esteja firme. É só tirar do forno, esperar esfriar um pouco e utilizar.
Colocar todos os ingredientes na MFP e prosseguir normalmente. Fiz a modelagem em forma de bola porque é a maneira que acho mais bonita, dá a impressão de um pão mais rústico.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...