quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Pão de campanha

Pão de campanha é aquele  que podemos chamar de simplesinho básico já que só utilizamos pouquíssimos ingredientes e creio deve ser excelente para quem faz dieta. É o verdadeiro pão francês na França, pois pode ser encontrado em qualquer localidade do país. Originalmente é feito com fermento natural, o “levain” ou massa mãe o que proporciona um sabor característico e uma casca mais rija. Admiro quem usa fermento natural, eu porém que vivo nesse calor tropicalíssimo não me arrisco a cuidar  de um.

Fiz minha opção pelo fermento seco instantâneo Saf instant, que preenche minhas necessidades. Compro a embalagem de 500g e conservo na geladeira, permanece inalterado até o fim. Este pão é muito dácil de fazer, dá um ótimo resultado e é ideal para acompanhar sopas ou servir com patês.

Ingredientes

350 ml de água gelada

1 colher de azeite de oliva

1 colher, das de chá, de sal

8 g de fermento instantâneo seco

Se for usar a MFP é só colocar os ingredientes na ordem acima, escolher a função massa e completar o ciclo. Tirar a massa da cuba, modelar em formato de bola, ou como gostar mais, deixar crescer por cerca de 40’ e levar a assar como de costume, não esquecendo de pulverizar com água fria para que a casca fique crocante.

Fiz um patê de ricota para acompanhar o pão.

      Ingredientes do patê

100g de ricota fresca

3 colheres de creme de leite, pode ser de caixinha

2 colheres de queijo parmesão ralado em forma de filetes

3 azeitonas pretas picadas

Passe a ricota por peneira ou amasse com um garfo e acrescente os demais ingredientes,  prove o sal e se necessário corrija. Faça um mix com as ervas frescas de sua preferência, agregue ao paté e regur com um fio de azeite de boa qualidade.

Sou suspeita para opinar porque adoro pães e queijos, mas como acabou no mesmo dia, suponho que ficou bom mesmo.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...