segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Patê de fígado, mais uma comfort food

bolo de arroz, patê de fígado e galinhas 028

Alguns  vão achar estranho que eu considere patê de fígado uma comford food. Mas é uma das que mais me lembram a infância e era uma especialidade de meu pai. Fígado não costuma ser uma iguaria muito apreciada entre os mortais comuns. É necessário saber prepará-lo, usar os temperos certos para realçar o sabor sem deixá-lo enjoativo.  Houve uma época que minha filha Cynthia estava com problema de saúde e tinha anemia constante e o patê era uma boa maneira de estar saboreando o fígado.  Amor sanduiches de patê e o de fígado é o que mais se destaca. 

Com a chuva no fim de semana, a temperatura caiu um pouco o que virou desculpa  para tomar vinho e para acompanhar, uns canapés com patê de fígado e champignon.

Ingredientes

200g de fígado de galinha cozido

1 cebola pequena picada

3 colheres de conhaque

2 colheres de azeite

1 pãozinho amanhecido, sem casca e embebido em creme de leite fresco ou de caixinha

cebolinha, salsa, coentro, manjerona, orégano, sálvia , usei todos frescos.

Pimenta do reino e pimenta da jamaica ( se não tiver, use noz moscada ralada na hora)

2 colheres de manteiga

5 castanhas do Pará picadas.

Aquecer o azeite, refogar a cebola, acrescentar o fígado cortado e flambar com o conhaque. Acrescentar as ervas, as pimentas e o pãozinho, incorpore bem , prove o sal, retifique se necessário. Tire do fogo, deixe amornar e passe no processador ou liquidificador, juntando as castanhas. Coloque em uma vasilha e acrescenta a manteiga. Deixe na geladeira por cerca de 2 horas para que os sabores se concentrem e a textura fique mais encorpada. Sirva sobre torradas, fatias de pão integral, bolachinhas ou o que mais apetecer.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...