Gosto não se discute, cada um tem o seu e sinceramente acho uma perda de tempo ficar insistindo para com as pessoas para que gostem de algo simplesmente porque é saudável ou pior, alguém falou que é bom para emagrecer. Simplesmente não cola. Eu adoro grãos integrais, mas sei que tem muita gente que não gosta. Pode-se argumentar que os integrais são mais nutritivos, saciam mais (isso já comprovei que é verdade, 1 fatia de pão integral equivale a 2 de um pão de farinha refinada), têm fibras etc. Se a pessoa não gosta vai comer contrariada ou forçada como se fosse uma obrigação. Caso esteja acima do peso vai comer só para acalmar a consciência, quem sabe até acompanhado de um copo de refrigerante diet, claro,atualmente há uma devoção avassaladora aos produtos diet ou light.
Sinto-me na obrigação de confessar que produtos diet ou ligth não fazem parte de minha dieta diária. Sou da turma que entende que quanto mais natural o alimento melhor, quanto mais pudermos evitar conservantes, acidulantes e outros “ antes”, mais nossa saúde agradecerá. Nosso organismo precisa de carboidratos, proteínas, gorduras, sal, açucar, vitaminas etc, para funcionar a contento. O que não se pode é exagerar, tem que seguir o meu lema – Temperança- nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Cada um deve se analisar e concluir o que faz bem ao seu corpo. E também não se entregar à inatividade física, ingeriu energia tem que gastar, nada de economizar para o mês seguinte.
Este pão é muito fácil de fazer, leva apenas ingredientes básicos e pode ser congelado.
Ingredientes
350 ml de leite integral gelado
50 ml de água gelada
1 ovo
1 colher de manteiga sem sal
1 colher de azeite de oliva
1 colher de açucar mascavo
1/2 colher de sal marinho
650 g de farinha de trigo para pães (às vezes vai um pouco mais, depende da umidade, tamanho do ovo etc) , equivalente a cerca de 4 xícaras e meia de farinha.
2 colheres de chá de fermento biológico instantâneo.
Se for utilizar a MFP, colocar os ingredientes na ordem acima, selecionar o ciclo massa e completar a função. Depois de crescido, tirar da cuba, modelar os pães, deixar crescer novamente até dobrar de volume e assar da maneira habitual, forno preaquecido a 220°, nos primeiros 10’, reduzir para 180° e continuar assando até ficar com a casca dourada . Um bom teste para saber se está assado é bater com os dedos fechados, deverá emitir um som oco. Deixar esfriar sobre uma grade. Nunca corte um pão quente, ele continua assando enquanto esfria.
Nota ; se quiser uma casca mais crocante, coloque uma latinha com gelo dentro do forno, o vapor que será produzido vai enrigecer a casca e torná-la quebradiça. Pode também borrifar com spray de água gelada a intervalos de 10’, enquanto o pão assa, tendo o cuidado de fechar rapidamente o forno .
Vou fazer esta receita amanhã para estrear minha máquina de pão
ResponderExcluir