terça-feira, 2 de outubro de 2012

Bolo de chocolate do aniversário do Blog

 

Vou começar pedindo mil desculpas por ter esquecido de publicar a receita do bolo do aniversário do Blog. Lembro que no dia estava muito emotiva, com muitas lembranças de infância, era o aniversário de meu irmão João Danin, que tão jovem foi morar com os anjos, e tive que encerrar o post porque as lágrimas não me deixavam mais enxergar o teclado. Minha intenção era publicar no dia seguinte mas infelizmente a memória me traiu. Então sem mais delongas lá vai a receita. Asseguro a todos vocês que esse bolo é de comer de joelhos, rezando.

Ingredientes do bolo

4 colheres de cacau peneirado

1 xícara de chocolate em pó 50% cacau

2 colheres de açucar mascavo orgânicobolo de aniversario blog 016

250ml de leite quente

150g de manteiga sem sal

250g de açucar cristal

250g de farinha de trigo

50g de amido de milho

4 ovos

1 colher de fermento químico em pó

1/2 colher, das de chá, de bicarbonato

Misturar o açucar mascavo, o cacau e o chocolate em pó e acrescentar o leite quente, mexer bem e reservar. Em outra vasilha peneire a farinha, o amido, o bicarbonato e o fermento, misture bem e reserve.

Bater a manteiga com o açucar até o ponto de creme, sem parar de bater acrescente os ovos, um a um, alternando com 2 colheres de farinha de cada vez.  Desligar a batedeira e acrescentar o restante da farinha, alternando com a mistura de leite e chocolate. Untar bem a forma, forrando o fundo com papel manteiga e untando novamente e enfarinhando para facilitar na hora de desenformar.  Uso forma de fundo falso porque acho mais prático, as mesmas que uso para assar tortas. E monto o bolo na mesma forma que usei para assar. Forno pré-aquecido a 180°. Teste com palito no meio do bolo para ver se está bem assado depois de 30’.   Esfriar um pouco antes de desenformar e esperar esfriar bem antes de começar a montar.

Recheio da 1ª camada

100 gramas de tâmaras picadas e deixadas de molho em 1/2 xícara de água por meia hora. Levar ao fogo brando mexendo para amolecerem. Acrescentar 1 lata de leite condensado Moça ( outro não dá ponto) e mexer até ponto de brigadeiro mole. Tirar do fogo e acrescentar 1 colherinha de baunilha. Esfriar bem na geladeira.

Recheio da 2ª camada

Fazer um brigadeiro com 1 lata de leite condensado Moça, 1 lata de leite de vaca, 2 colheres de farinha de trigo, 1/2 xícara de chocolate em pó  50% cacau, 2 colheres de cacau em pó . Mexer em fogo baixo até o ponto de brigadeiro mole. Esfriar na geladeira.

Outros ingredientes do recheio:   100 gramas de nozes picadas e 8 bombons Sonho de Valsa ou Ouro Branco, à gosto.

Calda para regar o bolo

Misture bem 1 xícara de água, 1 xícara de leite, 3 colheres de chocolate e 3 colheres de açucar. Levar ao fogo até ferver e deixar esfriar antes de utilizar.

Forrar a forma com filme plástico deixando sobrar as pontas. Cortar o bolo em 3 partes, na horizontal. Colocar a 1ª parte no fundo da forma e regar com a calda. Espalhar o recheio de tâmaras e por cima as nozes picadas. Colocar a 2ª camada de bolo, regar e colocar o brigadeiro. Espalhar por cima do brigadeiro uma camada com os bombons picados. Cobrir com a última camada de bolo, regar com o restante da calda, cobrir com filme plástico, apertar levemente e levar à geladeira para firmar bem. Esse bolo é muito úmido. É melhor fazer a cobertura no dia seguinte.

Cobertura

125ml de água

3 colheres de açucar mascavo

180g de manteiga sem sal

300g de chocolate  meio-amargo finamente picado

Levar ao fogo baixo a água,  o açucar e a manteiga. Quando começar a borbulhar tirar do fogo, colocar o chocolate girando a panela  e esperar 1 minuto para derreter mexendo. Bater até ficar liso e brilhante.  Vai estar como uma calda fina,  mas à medida que esfria vai encorpando.  Passe uma primeira camada, leve à geladeira e quando estiver bem frio complete a cobertura, vai estar bem encorpado e opaco. Essa cobertura é uma receita da Nigella e é deliciosa. Conserve o bolo na geladeira até a hora de servir. Decore com nozes.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...