quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Panquecas de carne

 

Ao contrário do que muita gente pensa, panqueca não dá trabalho para fazer, é um prato delicioso e uma simples salada é o acompanhamento ideal.

O que muitos temem é a parte de fritar a panqueca mas utilizando a frigideira certa e uma massa de boa consistência fica muito fácil. É claro que no começo a gente apanha um pouco, depois tira de letra. Eu pessoalmente prefiro reservar uma frigideira só para panquecas, a minha é grossa, revestida com antiaderente e tem 20 cm de diâmetro, o que considero um tamanho ideal para uma panqueca e que permite dobrá-la de várias maneiras. Adquiri o hábito de dobrar de acordo com o recheio para diferenciar na hora de servir.

Há diversas receitas de massa e é bom depois de acertar com uma, conservá-la, basta mudar os recheios. Gosto de massas finas, portanto minhas panquecas são quase transparentes de tão finas. Antes de começar pincelo levemente a frigideira com óleo, depois não é preciso mais untar já que a massa leva óleo.

Ingredientes

1/2 litro de leite

3/4 de xícara de farinha de trigo

3/4 de xícara de amido de milho

3 colheres de óleo

4 ovos

1 pitada de sal

Bater tudo no liquidificador usando a tecla pulsar.

Recheio

750 g de carne moída

Cebola picadinha, alho, cebolinha, coentro, salsa e outra ervas que preferir

2 tomates sem peles e sem sementes

2 xícaras de água quente

1 colher de farinha de trigo.

Frite a cebola e o alho em azeite de oliva, refogue a carne, acrescente a farinha de trigo e deixe dourar, junte então os tomates picados,sal e pimenta a gosto, a água quente e deixe cozinhar em fogo brando por cerca de 20’. Acrescente os temperos verdes, prove o sal e deixe esfriar antes de utilizar.

Molho

Separe um pouco da carne do recheio. Em um pouco de azeite frite 2 dentes de alho e uma cebola média picada, acrescente a carne, 1/2 quilo de tomates  picados e temperos a gosto. Se quiser  no lugar dos tomates empregue meia lata de polpa de tomates ou molho pronto.

Depois de montar as panquecas, coloque num refratário, polvilhe farinha de rosca, cubra com o molho e parmesão filetado ou ralado, à gosto. Leve ao forno para gratinas. Sirve quente.

 

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...