sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Rosquinhas de coco

 

 

 

Rosquinhas sempre me despertam as melhores lembranças. Parece que todo mundo adora rosquinha de coco. Minhas filhas adoravam quando pequenas, acho que até hoje.  Toda criança gosta, o que me faz recordar do tempo das lancheiras, a gente levava o lanche de casa e não era algo comprado, era preparado em casa. Eu fazia as rosquinhas e colocava no freezer em vários pacotinhos, assim como os enroladinhos de queijo, de salsicha, empadinhas, biscoito de queijo, pão de queijo etc. O lanche estava lá para qualquer  emergência. E a vida também era corrida, isso não é privilégio dos dias de hoje, aliás sempre encontramos  ou pelo menos deveríamos encontrar tempo para fazer o que nos dá prazer. Prá mim cozinhar é um prazer e dos maiores, a qualquer hora estou sempre disposta a ir para a cozinha e nunca me canso de experiências culinárias. Pesquiso, leio livros antigos e se não fico satisfeita, crio minhas fórmulas.

Ingredientes

450 ml de água fria

2 colheres de leite em pó integral

100 ml de óleo

3/4 de xícara de açucar cristal  (usei baunilhado)

2 colheres, das de chá , de sal marinho

2 ovos

6 xícaras de farinha de trigo para pães

4 colheres, das de chá, de fermento seco instantâneo

Coloque os ingredientes na MFP e escolha o ciclo massa. Quando terminar tire a massa, coloque em uma bacia, cubra com plástico e deixe em local bem fresco para crescer lentamente. Quando dobrar de volume, coloque na bancada, abaixe, divida em 4 partes e trabalhe uma de cada vez. Abra com um rolo em espessura fina, espalhe o creme do recheio na metade, polvilhe o coco ralado, dobre a parte sem recheio sobre a outra, aperte bem com as mãos, fazendo pressão para que se unam bem. Enrole como rocambole, apertando e depois corte em fatias de 1 dedo de largura. Coloque em tabuleiro untado, forrado com papel manteiga e novamente untado e enfarinhado. Esse cuidado evita que as rosquinhas se queimem. Deixe crescer por 1 hora e leve a assar em forno preaquecido a 200° nos primeiros 10’, depois reduza para 150° e deixe até que dourem. Passe a calda com pincel e polvilhe coco ralado. Deixe esfriar sobre uma grade.

Recheio

100 g de manteiga sem sal

3/4 xícara de açucar cristal

100 de coco ralado, integral.

Misture o açuar com a manteiga até que fique um creme, fica mais fácil espalhar som as costas de uma colher para não rasgar a massa.

Cobertura

Faça uma calda  leve com 1/2 xícara de água e 1 xícara de açucar, quando tirar do fogo acrescente 4 colheres de leite condensado Moça, misture bem e deixe esfriar antes de empregar.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...