Rosquinhas sempre me despertam as melhores lembranças. Parece que todo mundo adora rosquinha de coco. Minhas filhas adoravam quando pequenas, acho que até hoje. Toda criança gosta, o que me faz recordar do tempo das lancheiras, a gente levava o lanche de casa e não era algo comprado, era preparado em casa. Eu fazia as rosquinhas e colocava no freezer em vários pacotinhos, assim como os enroladinhos de queijo, de salsicha, empadinhas, biscoito de queijo, pão de queijo etc. O lanche estava lá para qualquer emergência. E a vida também era corrida, isso não é privilégio dos dias de hoje, aliás sempre encontramos ou pelo menos deveríamos encontrar tempo para fazer o que nos dá prazer. Prá mim cozinhar é um prazer e dos maiores, a qualquer hora estou sempre disposta a ir para a cozinha e nunca me canso de experiências culinárias. Pesquiso, leio livros antigos e se não fico satisfeita, crio minhas fórmulas.
Ingredientes
450 ml de água fria
2 colheres de leite em pó integral
100 ml de óleo
3/4 de xícara de açucar cristal (usei baunilhado)
2 colheres, das de chá , de sal marinho
2 ovos
6 xícaras de farinha de trigo para pães
4 colheres, das de chá, de fermento seco instantâneo
Coloque os ingredientes na MFP e escolha o ciclo massa. Quando terminar tire a massa, coloque em uma bacia, cubra com plástico e deixe em local bem fresco para crescer lentamente. Quando dobrar de volume, coloque na bancada, abaixe, divida em 4 partes e trabalhe uma de cada vez. Abra com um rolo em espessura fina, espalhe o creme do recheio na metade, polvilhe o coco ralado, dobre a parte sem recheio sobre a outra, aperte bem com as mãos, fazendo pressão para que se unam bem. Enrole como rocambole, apertando e depois corte em fatias de 1 dedo de largura. Coloque em tabuleiro untado, forrado com papel manteiga e novamente untado e enfarinhado. Esse cuidado evita que as rosquinhas se queimem. Deixe crescer por 1 hora e leve a assar em forno preaquecido a 200° nos primeiros 10’, depois reduza para 150° e deixe até que dourem. Passe a calda com pincel e polvilhe coco ralado. Deixe esfriar sobre uma grade.
Recheio
100 g de manteiga sem sal
3/4 xícara de açucar cristal
100 de coco ralado, integral.
Misture o açuar com a manteiga até que fique um creme, fica mais fácil espalhar som as costas de uma colher para não rasgar a massa.
Cobertura
Faça uma calda leve com 1/2 xícara de água e 1 xícara de açucar, quando tirar do fogo acrescente 4 colheres de leite condensado Moça, misture bem e deixe esfriar antes de empregar.
Amo...tudo que tem coco é bom!
ResponderExcluir