quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Scraps, retalhos, tecidinhos…

 

Por incrível que pareça, por mais que tenha me controlado, já tenho uma porção de scraps, retalhos, paninhos ou o que queiram chamar.  Além de UFOs. Mas como não se pode fazer tudo ao mesmo tempo, vou começar dando um trato nos retalhos. Com o auxílio do  EQ6 consegui iniciar um projeto, onde à exceção do tecido de fundo, todos os quadros serão feitos de pedacinhos. Depois de pronto será um bom exemplo de "Sampler", já que não haverá nenhum quadro igual ao outro e tentarei não repetir também os tecidos. Como  o objetivo é o aproveitamento dos pedacinhos de tecidos, sobras de outros projetos, o ideal é que não se compre e nem corte nenhum tecido inteiro e sim fazer todos os quadros apenas com sobras.   Mais uma maneira divertida de esvaziar as caixas de retalhos e ter ao fim uma peça bonita e criativa onde não se precisou comprar nada, a não ser o tecido de fundo que deverá ser igual, pois será o elo de ligação entre os coloridos quadros de scraps.

A parte central da colcha será formada por 12 blocos, cada um com um desenho diferente, porém todos modelos clássicos de patchwork. A graça ficará por conta da grande variedade de cores e estampas.

Cada bloco deverá, depois de pronto, medir 15 cm de lado, antes de costurar a medida então será 16,5 cm.

A parte que acho mais demorada em qualquer projeto, além da escolha do modelo, é a adequação dos tecidos. E no caso de aproveitamento de retalhos temos ainda que encontrar aqueles cujo tamanho seja suficiente para fazer cada quadro.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...