segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Sorvete de bananas

 

Com o calor que se abateu nesta cidade abençoada por Deus, acho que vou deixar minha sorveteira morando em cima da bancada da cozinha. Não sei o que faria sem ela.  Fui votar e vendo a cidade toda suja, inclusive meu jardim, coberto da imunda propaganda eleitoral,  pensei não me resta outra alternativa a não ser fazer um sorvete de bananas, que eu adoro. A receita é da Cinara e já fiz várias vezes e a cada uma gosto mais.

Sou uma fã incondicional dessas máquinas maravilhosas que nos auxiliam no dia a dia, poupando-nos tempo e trabalho e com excelentes resultados, acontece que há algumas que para mim são indispensáveis como a batedeira planetária, a sorveteira, a MFP e  a iogurteira. Quem já provou sorvete feito em casa, com creme de leite fresco e frutas, sem conservantes, gorduras e outras coisas, não consegue mais se contentar com outros. Com iogurte é a mesma coisa, fica suave, sem acidez.

Ingredientes

2 colheres de manteiga sem sal

1/4 de xícara de açucar mascavo medido bem apertado

1/4 de colher, das de chá, de canela em pó

3 bananas

2 colheres de rum

2 gemas grandes

1/3 xícara de açucar cristal

1 1/2 xícara de leite integral

2 xícaras de creme de leite.

Aquecer o leite e reservar.

Em uma frigideira derreter a manteiga até ferver, acrescentar o açucar e a canela espalhando bem, cozinhar por um minuto e meio. Adicionar as bananas e cozinhar até que amoleçam e estejam completamente envolvidas na calda. Colocar no liquidificador e acrescentar 1/2 xícara do leite sobre as bananas e bater até formar um purê liso. Esfriar.

Bater as gemas  com o açucar até formar um creme claro. Acrescentar o restante do leite e continuar batendo. Volte à panela e cozinhe em fogo baixo  mexendo sempre por 6 minutos. Tire do fogo, misture as bananas e deixe esfriar. Junte então o creme de leite e leve à geladeira por 4 h.  Bater na sorveteira como de costume e levar ao freezer até o momento se servir.

Guarneci com calda quente de chocolate, que combina muito bem com banana.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...