Torta de legumes é sempre uma opção saudável, rápida e muito saborosa. Dessa vez precisava aproveitar um recheio que tinha sobrado de outra e que havia congelado porque todos já sabem que detesto desperdícios. O recheio era este, mas eu não queria uma torta com cara de anteontem.
Como o recheio estava pronto tratei de incrementar a massa, abri a geladeira e fui tirando os ingredientes, dosando e escrevendo tudo para não esquecer. Quando faço uma receita procuro testá-la depois de pronta sob alguns aspectos que considero essenciais. Primeiro o aroma que exala enquanto cozemos, aquele cheirinho que desperta o apetite e dá vontade de correr para a mesa. Logo em seguida fico atenta às cores e textura que o prato apresenta, a beleza em si. Só então vou provar o sabor.
Tenho o imenso prazer que essa torta foi aprovada em todos os quesitos. O melhor é que fiz apenas com ingredientes que tinha em casa e utilizei o recheio que tinha no freezer.
Ingredientes
250 g de mandioquinha cozida e em rodelinhas.
150 ml de iogurte natural integral
250 ml de leite integral
100 ml de
50 ml de azeite de oliva
3 ovos
2 colheres de amido de milho
6 colheres de farinha de trigo
3 colheres de queijo parmesão ralado
1 colher de fermento químico em pó.
Bater todos os ingredientes no liquidificador, com exceção da mandioquinha. Em um refratário untado e enfarinhado com farinha de rosca, coloque metade da massa. Por cima espalhe as rodelas de mandioquinha e sobre elas o recheio. Cubra com o restante da massa e polvilhe com farinha de rosca e queijo parmesão filetado. Coloquei umas lascas maiores para proporcionar mais textura. Forno preaquecido a 200°. Ao tirar do forno enfeito com tomatinhos.
Espere esfriar um pouco antes de cortar.
Nota: Cozinho a mandioquinha já cortada no microondas sem nenhum líquido e ainda quente acrescento 1 colher de manteiga com sal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião, ficarei muito feliz.