quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Bolo Zebra

 

Todo mundo gosta de novidades, coisas diferentes e criativas. E que principalmente chamem a atenção das crianças em geral. Dos adultos também, porém eles são mais contidos e quase sempre deixam de demonstrar essa curiosidade pelo que é novo.

A primeira vez que vi um Bolo Zebra me encantei e corri logo a fazer, decepcionei-me porque o resultado não foi o esperado. Acho que coloquei muitas expectativas.  Isso já faz algum tempo, bastante tempo, aliás. Nunca mais tentei a receita.  Um dia desses dando uma geral na parte de minha estante destinada à culinária, me deparei com um apanhado de receitas presas com um clips e com um post it “ receitas para testar”.  Nunca publico uma receita sem antes testar.  Entre elas estava uma receita de Bolo Zebra, resolvi então dar nova oportunidade a ele.bolo zebra 012

Esse bolo nada mais é do que uma variação mais criativa do tradicional bolo Mármore. Eu queria que o meu ficasse preto e branco como uma zebra que se preze, vi porém que seria impossível obter o preto sem corante e meus ovos tem a gema muito amarela. Fiz então uma zebra marrom e amarela. É um bolo de massa mais firme, caso contrário não se consegue o efeito das listras.

A forma deve ser baixa e sem furo no meio, untada e enfarinhada.

Ingredientes

4 ovos

1 xícara de açucar cristal

1 xícara de leite

1 xícara de óleo

2 xícaras de farinha de trigo para bolos

1/2 colher de raspas de laranja

1 colher de fermento químico em pó

1 colher, das de chá, de bicarbonato de sódio

1/2 xícara de chocolate 50% cacau

2 colheres de cacau em pó.

Peneirar juntos a farinha de trigo, o fermento e o bicarbonato e reservar.

Bater os ovos com o açúcar até o ponto de creme. Adicionar  o óleo mexendo delicadamente.  Acrescentar a farinha aos poucos, alternando com o leite e por fim as raspas de laranja. Dividir a massa em 2 partes iguais e em uma delas acrescentar o chocolate e o cacau, misturando até ficar homogêneo.  Use uma colher de servir para montar o bolo. Comece colocando uma colherada de massa branca bem no meio da forma. Por cima, uma de massa de chocolate e vá alternando. Deixe que a massa se espalhe sozinha, aos poucos ela irá preenchendo toda a forma. Forno preaquecido a 180 graus, por cerca de 40’.

Fiz uma cobertura de chocolate.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...