sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Iogurte com geléia de manga

 

Não gosto de coisas diet ou ligth porque sei que no lugar da substância que suprimem ou reduzem sempre acrescentam outra para equilibrar e essa outra pode ser tão ou mais nociva.  No chocolate diet tiram o açucar e acrescentam mais gordura, no refrigerante acrescentam mais sódio e por aí afora.  Assim acho preferível comer menor quantidade  de coisas saudáveis e naturais que sei não contém produtos químicos, conservantes, acidulantes, corantes e outras espécies incompreensíveis ao ser humano normal. E também não vejo essas pessoas que comem tudo diet ficarem mais magras ou saudáveis.

Sou, porém, a favor da temperança, comer o que tiver vontade em quantidades razoáveis. Pessoalmente excluo ao máximo os industrializados, margarinas, sucos em caixinha, pratos semi-prontos, bolo de caixinha, miojo e outros do gênero porque sei que contém muita gordura e sódio, o que é até certo ponto compreensível pois vão ficar nas prateleiras por algum tempo até serem comprados e consumidos. Diferentemente, um alimento preparado em casa, que não leva conservante, sal ou açucar em excesso deve ser consumido logo. O açucar é tratado atualmente como um inimigo, no meu entender não é, mas deve ser usado com parcimônia e de preferência os orgânicos.

Como as mangas estão bem madura e doces tive a idéia de experimentar fazer uma geléia com o mínimo de açucar possível, o suficiente apenas para adoçar.

Escolhi as mais maduras, depois de descascadas e picadas, bati no liquidificador sem acrescentar nenhum líquido.  Coloquei em uma panela de inox, levei ao fogo bem brando e deixei que fosse encorpando lentamente. Vez por outra provava para sentir se estava ficando como imaginara. Quando vi que quase todo o líquido evaporara acrescentei então um bago de cardamomo e uma pequena quantidade de açucar cristal orgânico.  Depois de alguns minutos provei e acrescentei mais um pouco. Ficou do meu gosto, levemente adoçado e realçando o sabor da fruta.

Como o iogurte já estava pronto, servi com ele. Não ponho açucar no iogurte, tempero apenas com frutas ou geléias caseiras. O iogurte que se faz em casa não tem acidez e eu não gosto de coisas muito doces. Ficou perfeito.

Ingredientes

1 kg de mangas bem maduras ( usei a rosa que é a que tenho no quintal)

100g de açucar cristal orgânico

1 bago de cardamomo ( opcional).

Amanhã vou experimentar no pão.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...