terça-feira, 27 de novembro de 2012

Pão caracol com alho e queijo

 

Adoro temperos, especiarias, ervas, condimentos e tudo que acrescenta sabor aos alimentos, mas entre meus super preferidos está o alho. Não consigo entender gente que não gosta de cheiro de alho. Principalmente quando recém-colhido, ainda úmido e mesclado com o aroma da terra. É, também já plantei alho e vou voltar a plantar, estou reorganizando minha horta,  deixei a terra descansando por uma estação, coloquei a compostagem e já semeei rúcula, espinafre, couve, tomate, coentro, salsa graúda e crespa, cebolinha e ciboulette. E também algumas flores comestíveis, gosto muito de flores na salada. O hortelã que estava raquítico, resolveu crescer e já está quase tomando conta de um canteiro.

Voltando ao alho, gosto muito de acrescentá-lo quando estou preparando algumas massas. Na massa de pizza, acho indispensável, essa é minha preferida, além de acentuar o sabor do recheio, torna a própria massa mais apetirosa. Queijo é um dos recheios que, entendo eu, faz par perfeito com o alho, e como não custa nada experimentar, fiz a massa com alho  e o recheio com queijo e creme de leite. Quem provou disse que gostou.

Ingredientes

200 ml de iogurte integral

200 ml de leite integral

1 ovo orgânico

1 colher de açucar cristal orgânico

2 colheres, das de chá, de sal marinho.

1 colher de alho bem espremido ou amassado no almofariz.

1 colher de alecrim fresco picado

3 colheres de azeite de oliva

700 g de farinha de trigo para pães

3 colheres, das de chá, de fermento seco instantâneo..

Fazer a massa da maneira habitual, deixar levedar, abrir em formato de retângulo, espalhar o recheio  uniformemente e enrolar como rocambole apertando ligeiramente para o recheio ficar agregado à massa. Cortar em fatias de cerca de 2cm e arrumar em uma forma untada e forrada com papel manteiga também untado e enfarinhado.  Crescer mais 50’, polvilhar gergelim e linhaça antes de levar ao forno.

Recheio

200 g de creme de leite de caixinha

150 g de queijo ralado, prefiro o parmesão, mas pode ser o  Minas meia cura.

1 colher de orégano fresco picado

1 colher de manjerona fresca picada.

Misturar bem todos os ingredientes e deixar na geladeira para firmar até a hora de utilizar.

Não desenforme imediatamente ao tirar do forno, pode quebrar o pão. Deixe a forma sobre uma grade e quando tiver morno desenforme.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...