domingo, 4 de novembro de 2012

Sampler

 

sampler0001

UmSampler nada mais é que um mostruário. Não sei quando surgiu o hábito de fazê-los, mas sei que existem desde tempos bem remotos. Creio que era uma forma simplificada de se transmitir ensinamentos. Um precursor dos livros. Imagino quão curta era a expectativa de vida naquele tempo e como era difícil realizar um trabalho, não só pela escassez de materiais como por desconhecimento de técnicas. Tudo era inventado na hora, pelo rudimentar método da experimentação. Nada mais lógico então que iniciar um trabalho que seria terminado por outra  pessoa. Quando por fim concluíam certamente davam pulos de alegria e expunham para que outros pudessem copiar sem passar pelas mesmas dificuldades e demora. Pronto, estava inventado o Sampler”.

Como o primeiro bordado que se teve notícia foi o ponto-cruz feito nas vestes dos povos pré-históricos, utilizando-se agulhas de osso, os primeiros mostruários a surgir devem ter sido os que utilizavam esse ponto. Depois de inventados os primeiros, deve ter sido mais fácil criar e colecionar modelos para se guardar e passar aos descendentes.  Uma forma de herança, recebida e guardada com respeito por muitas gerações. Aqueles pioneiros que vieram da Europa para habitar o Novo Mundo, certamente trouxeram entre seus poucos pertences alguns mostruários de bordados e outros trabalhos manuais e  foram eles que deram origem à divulgação de tão belos trabalhos.

Penso que todos deveriam produzir um “Sampler, pois apesar de toda a tecnologia que hoje temos a nosso dispor, tocar em uma peça feita por ancestrais não tem preço.

Utilizando os retalhinhos de minhas caixas iniciarei então meu primeiro “Sampler”. Espero que seja apenas o começo e muitos  nasçam depois na esteira desse pioneiro.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...