terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Biscoitos de chocolate

 

Todo mundo já ouviu falar da tradição de deixar um prato de biscoitos e um copo de leite para Papai Noel, debaixo da árvore  no dia de Natal. Supõe-se que o velhinho com tanto trabalho a fazer em uma só noite, não tenha tempo para fazer uma refeição. Os biscoitos e o leite então vêm bem a calhar.  Geralmente tem a forma de bonecos de neve, pinheiros natalinos, cometas etc, figuras que lembram o natal. E levam gengibre e outras especiarias.  Penso que esses ingredientes são indispensáveis devido ao clima frio no hemisfério norte, origem da tradição.

Nós aqui nos trópicos apenas nos limitamos a copiar, isto é, nem sempre, já há muitas idéias bem originais e que ressaltam a utilização de nossas frutas nas preparações.

Como muita gente, eu também faço biscoitos no Natal.  A cada ano tento variar a receita e acrescento um sabor novo. Este ano resolvi inovar mesmo,  fiz biscoitos de chocolate e ao invés de usar os cortadores tradicionais, os fiz em forma de estrela. Chocolate é sempre bom, com leite combina perfeitamente, acho que meu Noel vai gostar.

É uma receita bem simples, nunca dá errado e se fechado em uma lata dura vários dias, desde que não  se receba visitas no período.

Ingredientes

200 g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

2 xícaras de açucar mascavo orgânico

3 xícaras de farinha de trigo peneirada

4 colheres de chocolate em pó, usei 50% cacau

3 colheres de água

2 colheres, das de chá, de extrato de baunilha

1 pitada de sal

2 colheres, das de chá, de fermento químico.

Misturar os ingredientes e amassar com as mãos. Deve ficar uma massa lisa e que solte das mãos, se necessário acrescente masi 1 ou 2 colheres de água.

Fazer uma bola com a massa, achatar, colocar em um saco plástico e levar à geladeira por algumas horas. Fica mais fácil trabalhar com a massa gelada pois a manteiga fica sólida. Abrir a massa aos poucos, em superfície polvilhada, na espessura de 0,5 cm. Cortar, colocar em forma forrada com papel manteiga e levar novamente à geladeira até terminar de abrir toda a massa.  Forno preaquecido  a 150° por cerca de 15’.  Tire da geladeira e leve diretamente ao forno, fica mais crocante. Ao tirar do forno deixe esfriar sobre uma grade para que não amoleçam.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...