Como disse no post anterior, essa receita adaptei do Chef Álvaro Rodrigues. Fiz algumas modificações para ficar mais ao meu gosto e também porque adoro dar pitacos.
1ª parte
Ingredientes
250 g de farinha de trigo para pães
2 ovos orgânicos
2 colheres de açucar cristal orgânico
2 1/2 colheres de fermento seco instantâneo
150 ml de leite integral
Misturar a farinha, o fermento e o açucar em uma tigela, acrescentar os outros ingredientes e mexer até ficar bem agregado. Cobrir a tigela com um saco plástico e descansar por 20’.
2ª parte
Ingredientes
500 g de farinha de trigo para pães
100 g de açucar cristal orgânico
3 gemas
1 ovo inteiro (clara e gema)
2 colheres de mel de abelhas
1 colher, das de sobremesa, de extrato de baunilha
1/4 de xícara de óleo de milho
1 pitada de sal
1 colher de extrato de amêndoas
1 colher de raspas de limão
1 colher, das de chá, de canela em pó
1 colher, das de chá, de pimenta da jamaica em pó.
Usei a MFP, coloquei todos os ingredientes, escolhi a função massa e acrescentei a parte com o fermento. . Terminado o ciclo, coloquei em uma tigela grande e cobri com plástico para crescer por 2 horas.
3ª parte
Ingredientes do recheio
250 g de chocolate meio amargo em pedaços ( gosto de pedaços irregulares e não muito pequenos para que não desapareçam após assar)
150 g de nozes picadas
150 g de amêndoas picadas
150 g de castanhas do Pará picadas
250 g de passas escuras sem sementes.
Misturar as castanhas e polvilhar farinha de trigo nas passas. Dividir a massa em 2 partes e trabalhar cada uma separadamente. Abrir levemente com as mãos colocar o recheio em ambos os lados, enrolar e colocar na forma própria. Pincelar com clara e salpicar castanhas. Dexar crescer por 1 h. Antes de levar ao forno fazer um corte em cruz e colocar meia colher de manteiga no meio, de modo que penetre na massa. Colocar as formas em um tabuleiro.
Forno quente nos primeiros 10’. Depois reduzir a 150° e deixar por cerca de mais 1h. Quando estiver bem dourado, tirar do forno e deixar esfriar sobre uma grade por 24 h.
Nota- Guardo minhas passas em um vidro grande onde acrescento conhaque, vodka ou vinho madeira e fecho bem. Quando vou usar elas estão macias e hidratadas. Retiro o que necessito e coloco mais passas, assim sempre tenho as passas prontas para qualquer receita de última hora.
Vó, faz pra mim!!!
ResponderExcluir