quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Panetone

 

Pode ser uma coisa meio estranha partindo de mim, dizer que não gosto de panetone, mas é verdade.  Como alguém que adora fazer e comer pães pode não gostar de panetone que já se tornou uma mania nacional e é encontrado em qualquer padaria da esquina? No mês de novembro já se escontra panetone nas prateleiras e se estende janeiro a dentro a oferta deles. Talvez seja por isso mesmo. Quando era pequena, panetone era uma iguaria para se degustar no Natal, era algo tido como especial, e geralmente era uma massa seca e sem muito sabor. Quase ninguém gostava.

De uns anos para cá as receitas foram sendo modificadas e modernizadas e o panetone passou a fazer parte de todas as mesas, o que acho muito democrático, mas que nem por isso muda minha maneira de pensar a respeito dos panetones industrializados.

Começo não gostanto do cheiro e todos que me conhecem sabem o quanto aromas são importantes para mim. Detesto cheiro de panetone, é uma essência artificial e enjoativa e ainda exageram na medida o que só piora tudo.

Depois, não se usa mais cada padaria fazer sua massa personalizada, imprimindo sua marca. Não, as massas agora vêm semi-prontas e em grandes sacos são adquiridos por todas as panificadoras, que só acrescentam os ingredientes essenciais, assam e está feito. Os custos ficam bastante diminuidos e  em uma época que os sentidos ficaram embotados, o que mais importa é o preço barato.

Há anos atrás, muitos anos, aprendi com o  Chef Álvaro Rodrigues, uma receita de panetone que me agradou, fiz umas pequenas modificações, trocando a essência de panetone por extrato de amêndoas e dispensando a cobertura de glacê, que não gosto muito.

Não ponho frutas cristalizadas, a não ser que eu mesma as tenha feito, a maioria das compradas já cortadinhas têm gosto de bala de goma. Como esse ano não fiz doce cristalizado, recheei o panetone com uvas passas escuras, castanhas do Pará, nozes, amêndoas  e chocolate. O sabor ficou excelente e o aroma também.  A textura nem se fala, macia e aerada na medida certa.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...