quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Pão com sabor do Mediterrâneo

 

Fiquei por muitos dias acalentando a idéia de fazer esse pão. Imaginava quais ervas utilizaria e quando as combinava em minha mente chegava a sentir o aroma e o sabor que teriam.  Era preciso algo que transformasse uma simples massa de pão em algo sublime e consegui.

Sei que muita gente não gosta de queijo parmesão, mas nessa receita acho imprescindível o seu uso, não só pela textura, mas porque também acentua o sabor das ervas. Não é recomendável comprar o queijo parmesão já ralado, o ideal é adquirir um pedaço, guardar embrulhado em um papel e ralar na hora de usar.

Usei ervas frescas porque tenho em minha horta, no caso de utilizar ervas desidratadas deve-se reduzir pela metade a quantidade. Depois de cortar as azeitonas deve-se deixá-las escorrer em um papel toalha e depois polvilhar com farinha de trigo. Prefiro azeitonas pretas, mas creio que as verdes não destoariam com as ervas.

Como sou uma adoradora de pães, considero-me suspeita para dar opinião sobre minhas invenções, mas esse pão vale a pena fazer.  Já na hora em que estava assando um delicioso perfume de ervas se espalhou  pelo ambiente. A aparência também me encantou e o sabor superou minhas expectativas. Sem falar na textura com casca firme e miolo macio  e muito saboroso.

Ingredientes

350 ml de água

100 ml de azeite de oliva

2 colheres, das de chá, de sal marinho

1 colher de açucar mascavo orgânico

2 colheres de leite em pó integral

1 colher, das de chá, de erva-doce

2 colheres, das de chá, de orégano fresco

50 g de queijo parmesão ralado em filetes.

1 colher de alecrim fresco picado

650 g de farinha de trigo para pães

2 colheres, das de chá, de fermento seco instantâneo

Se for utilizar a MFP, selecionar o ciclo massa. Depois de levedada, colocar a massa na bancada , incorporar 100g de azeitonas pretas picadas e 100 g de queijo parmesão filetado.  Modelar , deixar descansar e antes de levar ao forno pincelar com ovo batido  e polvilhar queijo filetado generosamente. O forno deverá estar bem quente nos primeiros 10’, depois reduzir e esperar assar bem.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...