terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Bolo de banana com lavanda



Sempre penso um pouco antes de dar uma resposta a quem quer que seja e sobre qualquer assunto.  Preciso me dar um tempo para assimilar os sentimentos, as ideias e também porque temo não conseguir atingir os objetivos sendo bastante clara.  E vou confessar, quase sempre respostas intempestivas tendem a magoar e se prestam a interpretações várias e muitas vezes erradas.
Estava comprando alguns ingredientes que prefiro adquirir à granel e lembrei-me de incluir  lavanda desidratada.  Pedi 50g e a atendente perguntou se esse chá era bom. Expliquei que não era para chá e sim para usar em receitas culinárias. Imediatamente me senti como um OVNI, as outras vendedoras pararam o que faziam para acompanhar o riso geral. “ Vai fazer bolo com perfume?”.  No calor do momento me senti ofendida como cliente e pensei em reclamar com a dona da loja.  Deixei passar, alguém que ri e faz crítica do que não conhece, não vai durar no emprego. Dito e feito, e não tive nada com isso. 
Afinal o que me interessava era a lavanda, com aquela cor e aroma maravilhosos. Guardei bem fechado em um vidrinho e esperei a ocasião certa para usar.  Minha idéia inicial era um bolo de maçãs, mas as bananas foram vencedoras, não pela preferência ou algo assim, mas porque precisava de espaço no freezer. Explico melhor, como nunca conseguimos comer todas as bananas que amadurecem, separo algumas e coloco em uma vasilha em camadas separadas por açucar cristal baunilhado e congelo. Ficam excelentes para fazer bolo, geléia ou uma caldinha básica. Tinha então uma boa quantidade ocupando espaço, fiz bolo delas, bolo com lavanda e amêndoas. Ficou maravilhoso, os aromas se casaram perfeitamente. Usei a receita habitual, que já é deliciosa, com algumas alterações. No lugar de frutas cristalizadas usei doce de manga verde e substituí as castanhas do Pará por amêndoas.
A lavanda é muito forte, deve ser usada com parcimônia para não ficar enjoativa.  À massa do bolo acrescentei 1 colher de chá de sementes desidratadas e, quando tirei do forno, polvilhei com mais meia colherinha. Enquanto o bolo esfriava iam se misturando os aromas ao vapor exalado.
Fiz 3 bolos e congelei, sem provar. Por ocasião de uma emergência no final do ano descongelei um no micro-ondas  e aí é que foi a prova de fogo, ainda bem que todos gostaram.
Ficaram maravilhosos, vale a pena experimentar!
Nota: a lavanda a ser utilizada em receitas culinárias deve ser orgânica, caso contrário pode causar algum problema de saúde.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...