quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Molho bechamel

 

O molho bechamel também conhecido como molho branco é parte essencial de qualquer caderno de receitas que se preze.

É um verdadeiro coringa, pode ser utilizado com legumes, massas, verduras cozidas no vapor e é ele que proporciona aquele gratinado maravilhoso  em certas receitas que de simples tornam-se requintadas apenas pela aparência do gratinado.

Sempre que vou fazer um bechamel me lembro da Ofélia Anunciato, acho que os mais jovens não tiveram oportunidade de conhecê-la, mas como era fantástico seu programa, simples, objetivo e cheio de dicas muito úteis para quem como eu estava começando a penetrar o maravilhoso mundo das panelas.

Bem, a Ofélia sempre dizia que devíamos ter muito cuidado ao preparar o molho branco para que ele não ficasse com aparência e sabor de “cola Tenaz”. Para isso é essencial usar sempre manteiga de qualidade.  Uso sempre cebola , “à brunoise”, isto é, bem picadinha, mas para aquelas pessoas que não gostam de sentir os pedacinhos de cebola no molho, há a opção de ferver a cebola, em pedaços grandes, no leite e depois retirá-la.

Ingredientes

1 cebola pequena bem picadinha

2 colheres de manteiga

2 colheres de farinha de trigo

1/2 litro de leite quente

noz moscada ralada no hora, ou pimenta da Jamaica

Sal e pimenta do reino  à gosto

2 colheres de creme de leite

2 colheres de queijo parmesão ralado ( ou minas curado se preferir)

Refogar a cebola na manteiga até ficar transparente, acrescentar a farinha de trigo , mexendo sempre até formar uma massa ( é conveniente usar fogo moderado para não correr o risco de queimar algum dos ingredientes). Tirar do fogo, acrescentar o leite mexendo com um fouet, ou uma espátula até ficar homogêneo, voltar ao fogo baixo, sem parar de mexer e esperar cozinhar. Temperar com sal e pimenta, acrescentar a pmenta da Jamaica ou noz moscada, o que preferir, juntar o creme de leite e o queijo ralado. Bater bem e empregar, se for gratinar, espalhe mais queijo ralado e leve ao forno bem quente.

Nota: meu gratinado fica bem dourado porque utilizo na cobertura 2 colheres de farinha de rosca e 2 de queijo parmesão ralado na hora de utilizar.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...