O molho bechamel também conhecido como molho branco é parte essencial de qualquer caderno de receitas que se preze.
É um verdadeiro coringa, pode ser utilizado com legumes, massas, verduras cozidas no vapor e é ele que proporciona aquele gratinado maravilhoso em certas receitas que de simples tornam-se requintadas apenas pela aparência do gratinado.
Sempre que vou fazer um bechamel me lembro da Ofélia Anunciato, acho que os mais jovens não tiveram oportunidade de conhecê-la, mas como era fantástico seu programa, simples, objetivo e cheio de dicas muito úteis para quem como eu estava começando a penetrar o maravilhoso mundo das panelas.
Bem, a Ofélia sempre dizia que devíamos ter muito cuidado ao preparar o molho branco para que ele não ficasse com aparência e sabor de “cola Tenaz”. Para isso é essencial usar sempre manteiga de qualidade. Uso sempre cebola , “à brunoise”, isto é, bem picadinha, mas para aquelas pessoas que não gostam de sentir os pedacinhos de cebola no molho, há a opção de ferver a cebola, em pedaços grandes, no leite e depois retirá-la.
Ingredientes
1 cebola pequena bem picadinha
2 colheres de manteiga
2 colheres de farinha de trigo
1/2 litro de leite quente
noz moscada ralada no hora, ou pimenta da Jamaica
Sal e pimenta do reino à gosto
2 colheres de creme de leite
2 colheres de queijo parmesão ralado ( ou minas curado se preferir)
Refogar a cebola na manteiga até ficar transparente, acrescentar a farinha de trigo , mexendo sempre até formar uma massa ( é conveniente usar fogo moderado para não correr o risco de queimar algum dos ingredientes). Tirar do fogo, acrescentar o leite mexendo com um fouet, ou uma espátula até ficar homogêneo, voltar ao fogo baixo, sem parar de mexer e esperar cozinhar. Temperar com sal e pimenta, acrescentar a pmenta da Jamaica ou noz moscada, o que preferir, juntar o creme de leite e o queijo ralado. Bater bem e empregar, se for gratinar, espalhe mais queijo ralado e leve ao forno bem quente.
Nota: meu gratinado fica bem dourado porque utilizo na cobertura 2 colheres de farinha de rosca e 2 de queijo parmesão ralado na hora de utilizar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião, ficarei muito feliz.