quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Torta rápida de atum

 

torta rápida de atum

 

Uma das coisas que torna o mundo encantador é a diversidade. Já imaginaram a monotonia se todos pensassem da mesma maneira, se vestissem igual, gostassem de comer os mesmos alimentos? No mínimo não possuiríamos a quantidade de inventos hoje existentes.  Agrada-me muito essa amplitude de opiniões, esse leque que se abre a cada assunto aventado. E, agrada-me muito mais  poder compartilhar de tudo isso.

Desde o nascimento o blog já passou por várias alterações e a maioria delas para atender os desejos dos leitores.

Ao iniciar o dia de trabalho minha primeira tarefa é abrir minha caixa postal e ler as mensagens. Já ouvi diversas pessoas reclamarem da “obrigação” de ler e-mails, nada me dá maior prazer. Faz-me sentir que além de viva, estou inserida na vida de alguém, que não hesitou em perder um pouquinho de seu tempo para me mandar uma mensagem.

Agora, se a mensagem é de algum leitor do blog fico mais feliz ainda. Algumas me trazem incentivo, outras sugestões e outras ainda críticas. São todas muito importantes, me dão ânimo para continuar e ajudam a nortear meu caminho.

Foi assim que passei a postar as receitas com medidas em xícaras e colheres, muito embora as faça sempre em gramas.  Afinal não dá trabalho nenhum após pesar um ingrediente colocá-lo em uma xícara para medir.

Há algumas semanas me disseram que minhas receitas são complexas para quem está começando a cozinhar, pedem ingredientes que às vezes não são facilmente encontrados ou despendem muito tempo para serem feitas. Resolvi então fazer uma seleção de receitas mais simples e básicas. Espero que com elas a turma iniciante se sinta mais à vontade para testar o fogão.

Como tudo feito no liquidificador é simples começo com a famosa torta rápida. É tão rápida de fazer que até assusta pela simplicidade.

Antes de começar é bom verificar se todos os ingredientes estão à mão.  O recheio deve ser feito primeiro porque será utilizado frio para não alterar a textura da massa. Utilizo uma forma de fundo falso sempre que faço tortas pela facilidade de desenformar. É um investimento excelente que penso todos que se interessam por cozinha deveriam fazer. Mas nada impede que seja assada em um refratário oou mesmo em um tabuleiro, nesse caso deve-se colocar apenas uma camada de massa, uma de recheio e outra de massa.

 

Ingredientes da massa

1 xícara de queijo ralado

1/2 xícara de óleo

1 xícara de leite

4 ovos

2 colheres de farinha de trigo integral

4 colheres de farinha de trigo especial

1 colher de amido de milho

1 tablete de caldo de camarão

1 colher de fermento químico em pó.

Bater no liquidificador iniciando pelos ovos, leite, óleo e depois acrescentar os outros ingredientes.

Ingredientes do recheio

1 lata de atum em pedaços

2 colheres de azeite de oliva

1 cebola grande picada

1 dente de alho picado

2 tomates sem pele e sementes picados

azeitonas pretas ou verdes

ervas à gosto, eu usei sálvia, orégano, cebolinha, salsa e coentro.

sal e pimenta à gosto.

Refogar a cebola e o alho no azeite, acrescentar os tomates , o atum em pedaços e os outros temperos. Deixar esfriar antes de utilizar.

Untar bem a forma e enfarinhar. Colocar uma camada de massa, metade do recheio, mais uma de massa, a outra parte do recheio e o restante da massa. Polvilhar queijo parmesão ralado e levar ao forno preaquecido a 200°, depois de 10’ reduzir para 180 ° e assar até dourar bem. Descansar um pouco antes de servir.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...