sexta-feira, 1 de março de 2013

Around the world ou uma decepção com certas publicações …

 

Around the world quilt 009

 

Pela estrada à fora eu ia bem contente, folheando revistas, escolhendo modelos, cortando tecidinhos, costurando, refilando, tornando a costurar, ouvindo música e achando que na vida não há nada igual.

Mas, eis que de repente, tropecei e caí. Caí das nuvens  ao me sentir enganada por confiar que um trabalho publicado em revista especializada e assinado por professora muito conhecida seria como uma receita de bolo. Bastaria que os ingredientes fossem bem escolhidos e na quantidade indicada e tudo daria certo. Around the world  sempre foi um modelo que quis fazer mas ia deixando para depois porque precisa-se de um pouco mais de atenção na junção dos quadrinhos para que todos os ângulos coincidam.  Como estou no ano do desafio, abri a revista e pensei, chegou a hora de vencer mais um. Escolhi os tecidos, separei os que tinham a quantidade necessária , passei a ferro e li mais uma vez a receita.

No dia seguinte cortei tudo cuidadosamente, já colocando as tiras na ordem em que deveriam ser costuradas, observando atentamente cada passo descrito na revista. O trabalho é feito em 4 blocos  que depois são unidos horizontal e verticalmente por tiras formadas com os mesmos quadrinhos, apenas alterando-se a posição dos mesmos para formar o padrão.

Blocos terminados passei à montagem, e foi aí que minha decepção começou, um dos lados dos blocos se escaixava perfeitamente mas o outro não. À princípio não percebi o que havia de errado, colocava os 4  blocos em pilha e eles estavam exatamente iguais, medi cada quadradinho.  Abri a revista e reli atentamente para ver se fizera algo diferente do que estava escrito. Nada, tudo exatamente igual. Quando me encontro em situação onde não consigo encontrar de pronto uma saída, guardo tudo, paro de pensar no problema e espero que a solução chegue trazida pelos anjos da noite.

No dia seguinte tive um insight, o erro estava na receita da revista, como é que eu não percebera que as medidas indicadas estavam erradas. Como ter como resultado final um quadrado se de um lado a medida era 8,5cm e de outro 8cm?

Não sei se fiquei mais decepcionada com a publicação ou comigo por não haver percebido o erro logo de cara.

Around the world quilt 011

Não tinha porém como recuar depois de tanto trabalho e tecido cortado. Respirei fundo e comecei a transformar os retângulos em quadrados, tira por tira, num demorado ritual de desmancha, costura, passa a ferro abrindo as costuras. E ainda com o agravante do tecido já estar marcado e sem goma.

O trabalho que deveria ficar pronto em alguns dias, prolongou-se por toda uma semana, mas finalmente consegui e ficou bonito.

Já que demorou e saiu fora de meu planejamento vou aproveitar e acrescentar uma barra  trabalhada  em vez da simples moldura que havia no modelo.

Não posso ficar triste com o acontecido porque me rendeu muita experiência e doravante jamais cairei em tal erro.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...