segunda-feira, 11 de março de 2013

Organizar, questão de vida ou morte…

 

Os bagunceiros que me perdoem, mas organizar é fundamental,  pelo menos para mim.  Hiperativa como sou se não estabelecer uma certa rotina me perco e pior, perco tempo  e eu detesto perder tempo. Quando falo que tenho muitos tecidos creio que muitas pessoas nem conseguem dimensionar a enorme quantidade deles.  Só quem já viu consegue acreditar e esse ano não comprei nem um pedacinho.

Já utilizei diversas formas de organização de maneira que em pouco espaço coubessem muitos tecidos, ficasse fácil a visualização das cores e estampas e ainda protegidos da luz e da poeira. Nem todo mundo atenta para o fato que a luz danifica as cores dos tecidos, que ficam manchadas ou esmaecidas, portanto tecidos nunca devem ficar expostos à luz por muito tempo.

organização - gavetas 007

A solução mais a contento que consegui foi utilizar uma cômoda. Separei então os tecidos por cor , dobrei  e comecei pela cor a colocar em fileiras. Uma gaveta para os azuis, outra para os rosados e tons semelhantes. Os verdes e amarelos, como são em menor quantidade dividiram uma mesma gaveta. Na quarta gaveta coloquei os tecidos de metragem maior, como os neutros que a gente sempre compra com no mínimo 3 metros. Eu pessoalmente prefiro comprar 4 metros para ter uma margem de segurança.

organização - gavetas 006

Urilizei 2 gavetas menores para colocar aqueles tecidos que sobram dos maiores e que ainda não podem ser considerados “tecidinhos, são tamanhos intermediários, cerca de 30 cm.

Para os tecidinhos ainda considero as caixas plásticas a melhor solução, como são pequenos pedaços e utilizados rapidamente podem ficar em caixa transparente para facilitar a visualização.  Para os retalhinhos utilizo caixas de tênis que são resistentes e cabem 2 fileiras de paninhos.                        

organização - gavetas 012

Tudos tem que ser rotulado, caso contrário adeus funcionalidade.

Tive que lançar mão ainda de uma mini-cômoda para acomodar aquelas tiras que acabam sobrando dos forros das colchas ou outras peças maiores onde temos que empregar emendas no tecido.

 

Organizados os tecidos vou nos próximos dias idealizar uma rotina diária para ver se consigo aproveitar melhor meu tempo ao dividir-me entre as várias obrigações.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...