sexta-feira, 29 de março de 2013

Pão com azeite

 

Pão com azeite 002

Já faz mais de um mês que estou sem minha MFP, pode parecer pouco mas para mim, que faço quase todo dia, é uma eternidade. Quando utilizo a MFP, coloco os ingredientes, seleciono o ciclo  e quando está completo retiro a massa e levo a crescer em uma vasilha coberta com plástico para que não perca umidade e levede na temperatura ambiente.

Já sem a MFP tenho duas opções, ou faço tudo manualmente ou recorro à planetária. Como não confio muito acabo despejando a massa na bancada, sovando e verificando o ponto de véu. O jeito é me conformar porque a fábrica mandou a peça errada e vou ter que esperar mais 10 dias ( se tiver sorte).

Pão com azeite 004

Estar sem MFP porém não é desculpa para não fazer pão. Só não faço quando realmente estou tão mal que não consigo me levantar da cama.

Se estiver mais ou menos me levanto e amasso meu pão. Esse é simplesinho, para essas ocasiões em que estamos meio sem coragem.

Ingredientes

500ml de água fria

2 colheres de leite em pó

2 colheres de açucar demerara ou cristal orgânico

1/2 colher de sal marinho

4 colheres de azeite de oliva extra-virgem

2 colheres de linhaça dourada

800g de farinha de trigo para pães

2 1/2 colheres, das de chá, de fermento seco instantâneo

Colocar os ingredientes na ordem acima na MFP ou na planetária e sovar até o ponto de véu de glúten. Colocar em uma tigela, cobrir com plástico e deixar levedar até dobrar de volume.

Modelar o pão, polvilhar com farinha de trigo e deixar crescer em forma untada e polvilhada por cerca de 50’, em local fresco mas protegido de vento.

Assar em forno pré-aquecido cerca de 10 a 15’ antes de colocar o pão, a 200°. Depois de 15’ reduzir para 150° e deixar por mais 20’ . O pão deverá emitir um som oco ao se bater com os dedos.

Deixe esfriar sobre uma grade e só corte depois de frio. A crosta ficará bem crocante e o miolo macio e esburacado.

Agora o aroma de azeite é de aguçar o apetite de qualquer um!

Enjoy!

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...