Já faz mais de um mês que estou sem minha MFP, pode parecer pouco mas para mim, que faço quase todo dia, é uma eternidade. Quando utilizo a MFP, coloco os ingredientes, seleciono o ciclo e quando está completo retiro a massa e levo a crescer em uma vasilha coberta com plástico para que não perca umidade e levede na temperatura ambiente.
Já sem a MFP tenho duas opções, ou faço tudo manualmente ou recorro à planetária. Como não confio muito acabo despejando a massa na bancada, sovando e verificando o ponto de véu. O jeito é me conformar porque a fábrica mandou a peça errada e vou ter que esperar mais 10 dias ( se tiver sorte).
Estar sem MFP porém não é desculpa para não fazer pão. Só não faço quando realmente estou tão mal que não consigo me levantar da cama.
Se estiver mais ou menos me levanto e amasso meu pão. Esse é simplesinho, para essas ocasiões em que estamos meio sem coragem.
Ingredientes
500ml de água fria
2 colheres de leite em pó
2 colheres de açucar demerara ou cristal orgânico
1/2 colher de sal marinho
4 colheres de azeite de oliva extra-virgem
2 colheres de linhaça dourada
800g de farinha de trigo para pães
2 1/2 colheres, das de chá, de fermento seco instantâneo
Colocar os ingredientes na ordem acima na MFP ou na planetária e sovar até o ponto de véu de glúten. Colocar em uma tigela, cobrir com plástico e deixar levedar até dobrar de volume.
Modelar o pão, polvilhar com farinha de trigo e deixar crescer em forma untada e polvilhada por cerca de 50’, em local fresco mas protegido de vento.
Assar em forno pré-aquecido cerca de 10 a 15’ antes de colocar o pão, a 200°. Depois de 15’ reduzir para 150° e deixar por mais 20’ . O pão deverá emitir um som oco ao se bater com os dedos.
Deixe esfriar sobre uma grade e só corte depois de frio. A crosta ficará bem crocante e o miolo macio e esburacado.
Agora o aroma de azeite é de aguçar o apetite de qualquer um!
Enjoy!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião, ficarei muito feliz.