Não gosto de caldos industrializados, só os utilizo em caso de extrema necessidade. Além de conterem muito sódio e gordura ainda são cheios de conservantes. Não resta a menor dúvida que são práticos, é só pegar na prateleira e usar.
O caldo caseiro gasta um pouco de tempo, mas eu costumo aproveitar enquanto faço o almoço para prepará-los. Para o de carne uso acém ou paleta, se tiver osso melhor ainda. Bato os dentes de alho com a lâmina da faca só para quebrar, com casca e tudo. Todos os ingredientes devem ser bem lavados já que não serão descascados.
Depois do caldo pronto, separe a carne e utilize em alguma receita ou simplesmente fatie e sirva com molho. Estará deliciosa, se necessário retifique o tempero e acrescente alguns legumes. Pode ser usada também para sanduiches ao estilo “carne louca”
Eu costumo congelar em potes descartáveis bem vedados. É muito útil ter caldos prontos, na hora de preparar uma receita facilita muito
Ingredientes
2 kg de paleta ou acém
50 ml de azeite de oliva
20 g de banha
2 cenouras grandes em rodelas grossas
2 cebolas grandes em rodelas
5 dentes, graúdos de alho, com casca
1/2 maço de salsa
2 talos de salsão
5 l de água
Pimenta dedo de moça inteira
Folhas de louro, pimenta do reino em grão, sal, tomilho.
Unte a carne com azeite e a banha e leve ao fogo forte, em panela funda, para dourar bem. Junte a cebola, o alho e o salsão e refogue até dourar. Acrescente os outros ingredientes e deixe em fogo bem brando por cerca de 4 horas. Peneire e aproveite a carne em outra preparação.
Leve o caldo à geladeira e no dia seguinte retire a gordura que se formou por cima. Pode ser congelado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião, ficarei muito feliz.