quinta-feira, 18 de abril de 2013

Caldo de carne

 

receita_1358264851082

Não gosto de caldos industrializados, só os utilizo em caso de extrema necessidade. Além de conterem muito sódio e gordura ainda são cheios de conservantes. Não resta a menor dúvida que são práticos, é só pegar na prateleira e usar.

O caldo caseiro gasta  um pouco de tempo, mas eu costumo aproveitar enquanto faço o almoço para prepará-los. Para o de carne uso acém ou paleta, se tiver osso melhor ainda. Bato os dentes de alho com a lâmina da faca só para quebrar, com casca e tudo. Todos os ingredientes devem ser bem lavados já que não serão descascados.

Depois do caldo pronto, separe a carne e utilize em alguma receita ou simplesmente fatie e sirva com molho. Estará deliciosa,  se necessário retifique o tempero e acrescente alguns legumes. Pode ser usada também para sanduiches ao estilo “carne louca

Eu costumo congelar em potes descartáveis bem vedados. É muito útil ter caldos prontos, na hora de preparar uma receita facilita muito

Ingredientes

2 kg de paleta ou acém

50 ml de azeite de oliva

20 g de banha

2 cenouras grandes em rodelas grossas

2 cebolas grandes em rodelas

5 dentes,  graúdos de alho,  com casca

1/2 maço de salsa

2 talos de salsão

5 l de água

Pimenta dedo de moça inteira

Folhas de louro, pimenta do reino em grão, sal, tomilho.

Unte a carne com azeite e a banha e leve ao fogo forte, em panela funda, para dourar bem. Junte a cebola, o alho e o salsão e refogue até dourar. Acrescente os outros ingredientes e deixe em fogo bem brando por cerca de 4 horas. Peneire e aproveite a carne em outra preparação.

Leve o caldo à geladeira e no dia seguinte retire a gordura que se formou por cima.  Pode ser congelado.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...