Temperos e especiarias são uma paixão para mim. Especiarias fazem-me lembrar as aulas de história do Brasil quando era criança e fantasiava me vendo naquelas viagens em busca de preciosidades como cravo, canela, anis, pimenta-do-reino, noz-moscada e outras. Como deveria ser maravilhoso chegar ao porto, depois de longa viagem, com os porões dos navios abarrotados dos mais diversos aromas.
Além dos aromas ainda penso que as cores e formas inebriavam os marinheiros, o amarelo do açafrão e forma tão peculiar do anis-estrelado e o sabor tão marcante do cardamomo.
Naquela época distante sem geladeira ou outros meios de conservação principalmente das carnes e caças, as especiarias eram utilizadas para disfarçar o mau cheiro que elas exalavam denunciando que já haviam perdido a “validade” , coisa que aquele abençoado povo nunca soube o que era.
Mas data de um tempo ainda mais remoto a menção do uso das especiarias, na Bíblia, no livro do Gênesis, José é vendido por seus irmãos a mercadores de especiarias. Também a rainha de Sabá presenteia com especiarias o rei Salomão.
Depreende-se daí que as especiarias eram consideradas como moeda de troca e de grande valor agregado.
Trazidas pelos nossos colonizadores as especiarias aqui criaram raízes e fazem parte de receitas tradicionais. A gastronomia tem muito a agradecer às especiarias, sem elas e seus aromas e sabores as preparações culinárias não teriam o mesmo brilho.
Há uma infinidade de especiarias e nem todos são unânimes em sua escolha. Cada um tem seu gosto particular. Eu não vivo sem canela, cravo, anis estrelado, cardamomo, cúrcuma, noz moscada, pimenta da jamaica e outras que certamente gosto menos porque me fogem à memória.
Considero alguns fatores importantes no uso das especiarias e observá-los faz toda a diferença, pelo menos em minha opinião
Primeiramente, prefiro comprá-las à granel e em lojas de confiança e grande movimento, imagino assim que estarão mais novas e melhor conservadas. Compro sempre a quantidade mínima que vendem, em geral 50 gramas.
Logo que chego em casa transfiro para vidros com tampas que fechem bem. Geralmente uso aqueles de Nescafé, bem lavados e esterilizados. Guardo em um armário que mandei fazer só para temperos e que está sempre fechado para evitar a luz, que degrada o aroma e o sabor de qualquer tempero.
Por último é de suma importância parcimônia no uso das especiarias. Se não estiver acostumada a usá-las é conveniente começar com um pouquinho, provar e acrescentar mais se necessário, até que fique agradável ao paladar.
Quem não possui o hábito de utilizar especiarias deve experimentar, elas conseguem tornar qualquer preparado bom em excepcional.
Todas as imagens foram retiradas da internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião, ficarei muito feliz.