domingo, 7 de abril de 2013

Patchwork e quilt

 

Adoro fazer trabalhos em patchwork. Nada me dá mais prazer do que planejar o modelo, escolher os tecidos, cortar e costurar o primeiro bloco que eu chamo de “protótipo”. Não tenho preguiça de abrir cada costura, passar a ferro e refilar a cada instante para que o quadro fique sempre certo.

Gosto de todas as técnicas e as mais difíceis são as preferidas porque constituem um desafio e eu adoro desafios. Fotografo a cada passo para documentar o desenvolver do trabalho. Não tenho pressa, quero que fique perfeito.

Depois de todos oa blocos prontos coloco as molduras,  se for o caso, e costuro tudo para formar o topo do trabalho.

Aí acabou a parte boa, isto é, a parte que gosto.

O próximo passo é colocar a manta, o forro e quiltar. Quiltar não é minha praia. Faço mas não gosto. Então vou embromando, juntando trabalhos com a desculpa de fazer tudo de uma vez depois. Fica pior, agora mesmo tenho uma porção de trabalhos para colocar forro e quiltar.

Se a peça for grande, como uma colcha,  só a cola spray não é, em minha opinião, suficiente, gosto de alinhavar depois de colar para facilitar se demorar mais um pouco e a cola for perdendo seu efeito.

O quilt não é só colocar o pé próprio e sair costurando, tem que planejar antes como vai ser feito, escolher as linhas e sobretudo estar bem relaxada. Se ficar tensa não sai nada porque os ombros ficam rijos e as mãos não conseguem guiar o trabalho.

 

Como meus trabalhos são bem artesanais gosto de personalizá-los bem, então além da etiqueta de procedência do trabalho, costumo quiltar meu nome em algum lugar da peça. Não fica visível para quem não sabe onde  procurar, mas é a minha marca gravada no meu trabalho.

Como a Ana modelo 2013 não pretende fazer coisas que não ame de paixão, resolvi que doravante só quiltarei peças até tamanho médio. As grandes vou terceirizar, enviando para os profissionais que se ocupam apenas com quiltar.

É o mais sensato, afinal cada um em seu quadrado, como costuma dizer meu genro loiro!

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...