quinta-feira, 13 de junho de 2013

Pão de Santo Antônio

 

 

Mais um ano se passou. Às vezes me assusto… de repente é Natal, de repente já chegou a Semana Santa e já chegou o dia de Santo Antônio. Há um alvoroço  enorme no dia dos namorados, mas para mim, dia de namorar é todo dia. Isso de comemorar em um dia só é para quem não tem certeza de que é mesmo enamorado. Tem que marcar presença.

Santo Antônio é o protetor de minha família, desde bem pequena sempre ouvia minha mãe dizer diante de um problema ou adversidade..”coloque nas mãos de Santo Antônio e não se preocupe mais, ele intercederá junto a Deus”. Cresci com essa confiança e também com o hábito de distribuir pães como forma de gratidão no dia 13 de junho.  Quando era mais ocupada eu encomendava os pães na padaria, mas de uns anos para cá sempre tenho feito em casa. A cada ano uma receita nova. Hoje fiz algo bem simples, mas ficou muito saboroso. O iogurte que uso é o que faço em casa mas creio que não deve haver problema em utilizar o industrial, desde que seja de consistência firme.

Ingredientes

200 g de iogurte integral natural

1 colher de açúcar cristal

2 colheres, das de chá, de sal marinho

1 colher de manteiga sem sal

500 g de farinha de trigo especial para pães

2 colheres, das de chá, de fermento seco instantâneo (uso o SAF, que considero o melhor )

Se for utilizar a MFP, colocar os ingredientes na ordem. Se for fazer à mão coloque a farinha, o fermento, misture bem e acrescente os outros ingredientes.  Descansar até dobrar de volume.

Cortar em pequenas porções ( cortar e não puxar com a mão), abrir na mão, colocar um pedaço de queijo e enrolar. Colocar em forma untada e enfarinhada e deixar levedar por 1 hora. Forno médio, preaquecido a 200°. Depois de 10 minutos reduzir para 180 e assar até ficar corado. Deixar esfriar sobre uma grade.

Enquanto sovava o pão fiz uma oração a Santo Antônio demonstrando minha gratidão por ter me ouvido tantas vezes. Sei que depende da fé de cada um, mas para mim faz uma grande diferença no resultado final.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...