sábado, 27 de julho de 2013

Iogurte, uma sobremesa descomplicada

 

Continuando a série de receitas simples e saudáveis que me pediram, aí vai uma  de minhas sobremesas prediletas, Iogurte. Sempre tenho iogurte na geladeira porque dia sim, dia não, faço 1 litro. Além de ser uma excelente fonte de cálcio, tem mil e uma utilidades.

O pão feito com iogurte fica mais saboroso e com textura mais macia. O molho de salada feito com iogurte também fica especial. Bolos nem se fala e por aí vai, a gente vai inventando, experimentando, repetindo o que gostou e esquecendo o que não deu certo.

Bom, eu faço iogurte em casa e prefiro o leite tipo A, que atualmente já é fácil de achar nos supermercados. Tenho iogurteira elétrica, o que facilita muito. Sempre digo que investir em bons eletroportáteis é essencial quando se deseja obter e conservar hábitos alimentares saudáveis.

Procuro acrescentar elementos saudáveis a cada refeição, tendo o cuidado de não torná-las enfadonhas e repetitivas. Assim vou variando com gergelim, linhaça, aveia, canela, mel, frutas desidratadas e frescas, castanhas etc.  Dá para criar uma infinidade de sabores mesclando os ingredientes.

Não preparo grandes quantidades, só o suficiente para o dia. Utilizo tigelinhas de vidro que podem ir da geladeira à mesa e assim diminuir o trabalho.

Nesse da foto usei 2 colheres de aveia em flocos, 2 ameixas sem caroço picadas, 2 tâmaras picadas, 1 colher de linhaça, 1 colher de gergelim e 250 g de iogurte natural. Misture tudo e se quiser acrescente 1 pitada de adoçante. É bom provar antes porque as frutas já adoçam o iogurte.Polvilhei canela, porque além dos imensos benefícios que ela proporciona, aromatiza e enfeita. Deixei na geladeira por 1 hora para que as frutas, a aveia e as sementes ficassem bem hidratadas.
Na hora de servir, reguei com um fio de licor de cassis, que ninguém é de ferro.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...