quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Filé de peixe empanado

 

Todo mundo ama empanados. Até eu que sou bobinha bato palmas para um empanado com casquinha seca e bem temperado. O problema dos empanados é a gordura excessiva que a casquinha absorve ao fritá-los.

Mas como eu queria um empanado de peixe a solução foi experimentar assar em vez de fritar. Não é que ficou bom? Forrei o tabuleiro com papel alumínio, untei levemente com óleo, espalhei os filés e depois de 10 minutos virei para ver como estavam. Sequinhos e com ótimo aspecto. Não sei se foi sorte mas ficaram do jeito que imaginei. Fiz com filé de pescada branca, mas creio que pode ser com qualquer espécie de peixe, desde que cortado em filés. Temperei o peixe com limão ( amo limão), sal, alho socado e coentro. Deixei descansar na geladeira por uma hora para ficar mais saboroso. Separei 3 tigelas, em uma coloquei farinha de trigo peneirada, na segunda 2 claras de ovos sem bater e na última farinha de pão  caseira e não muito fina.

Escorri cada filé, passei na farinha de trigo envolvendo bem, na clara e depois na farinha de rosca. Levei à geladeira por meia hora.  Arrumei no tabuleiro deixando um espaço entre eles para que o calor circulasse  e ao virar usei uma pinça, evitando assim furar o peixe. A clara impermeabiliza o filé e deixa a casquinha crocante.

O forno deve ser preaquecido a 200°. Em 20 minutos estavam prontos. Servi com o risoto de grão de bico e ervilhas passadas na manteiga com cebola roxa.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...