segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Salada de grão de bico e batatas

 

Adoro grão-de-bico, lembra-me o sabor de nozes e sua forma é um verdadeiro capricho da natureza.

Isso sem falar em todas as suas propriedades nutritivas, embora eu tenha que confessar que primeiro julgo o sabor, só então passo ao valor do alimento. Certos fatores ocupam uma escala de valores muito importante para mim, primeiro a apresentação, o frescor dos ingredientes utilizados, o aroma, o sabor e aquele traço de união chamado tempero que vai unir tudo e fazer o sucesso ou o fracasso de um prato.

Procuro não ser radical ao extremo mas tenho algumas restrições como legumes em conserva porque levam muito sódio, miojo, que considero um dos piores alimentos, margarinas, gorduras hidrogenadas, que dão crocância às frituras e entopem as artérias dos incautos e outros alimentos que não conheço a origem e que contém conservantes e cores estranhas.

Voltando ao grão-de-bico, como é algo que não se cozinha em minutos, aproveito e ponho de molho meio quilo, cozinho al dente e depois separo em porções e congelo.

Quando bate a vontade de uma salada, um risoto, uma sopa ou qualquer outro preparo, é só tirar do freezer e utilizar.

E aí, em dia de correria, cozinhei batatas, despejei quentes na saladeira e reguei com azeite. Acrescentei então o grão-de-bico e azeitonas e para terminar, que ninguém é de ferro espalhei pedaços crocantes de bacon.

Ficou divina minha salada de última hora. 

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...