sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Bolo de nozes

Adoro nozes, bolo de nozes e tudo que leva nozes. Mas existe uma combinação que considero divina, nozes, chocolate e baba de moça.

Então fiz esse bolo, a massa é de nozes , o recheio baba de moça e brigadeiro mole e a cobertura chocolate.

Tenho que confessar que não gosto muito de doces, a não ser que levem chocolate ou cacau.  Coisas doces não me fazem ficar com a boca “cheia  d’água”, então quando posto uma receita doce é porque testei, gostei e não é enjoativa.

Fiz esse bolo para um aniversário, como foi elogiado creio que ficou bom mesmo.

Ingredientes

6 ovos

1 xícara de açúcar

1 xícara de farinha de rosca

2 xícaras de nozes moídas

1 colher, das de sobremesa, de fermento em pó.

Misturar a farinha de rosca com as nozes moídas e o fermento em pó.

Bater as claras em neve, acrescentar as gemas e aos poucos o açúcar.  Desligar a batedeira e juntar delicadamente a mistura de nozes e farinha de rosca, cuidando para que a massa não perca volume.

Levar a assar em forma untada, forrada com papel e novamente untada e enfarinhada. Isso facilitará desenformar. Forno médio.

Deixar esfriar sobre uma grade.

Recheio de brigadeiro

1 lata de leite condensado Moça

1 lata de leite integral

1 colher de manteiga sem sal

3 colheres de cacau em pó

1 caixinha de creme de leite.

Levar ao fogo brando o leite condensado, o leite de vaca, a manteiga e o cacau, mexendo sempre até o ponto de brigadeiro, que é mais ou menos 10 minutos. Tirar do fogo, acrescentar o creme de leite batendo bem e deixar esfriar.

Baba de moça

1 xícara de açúcar

1 xícara de água

6 gemas

1 colher de amido de milho

1 colher, das de chá, de essência de nozes

200 ml de leite de coco.

Levar ao fogo a água e o açúcar  para formar uma calda grossa. Coloque as gemas e a essência na tigela da batedeira e bata até que fiquem claras .Despeje  a calda quente sobre as gemas  e continue batendo até engrossar.  Voltar para a panela em que fez a calda, juntamente com a maizena dissolvida no leite de coco. Levar ao fogo brando mexendo até engrossar. Deixar esfriar.

Montagem do bolo 

Calda

Nozes picadas

Prefiro montar bolos recheados em forma de fundo falso para facilitar na hora de desenformar, mas quem não possui uma pode forrar uma forma mais funda com filme plástico e montar o bolo assim. Desenformar o bolo e cortar em 3 camadas. Colocar a primeira na forma onde vai ser montado. Regar com calda simples, espalhar metade da baba de moça, metade do brigadeiro e polvilhar com nozes picadas. Colocar a 2ª camada e repetir o recheio. Cobrir com a última camada, apertar levemente para que o bolo se acomode, cobrir com filme plástico e levar à geladeira de um dia para o outro.

Cobertura

100 g de manteiga sem sal

1 caixinha de creme de leite

3 colheres de açúcar mascavo

300 g de chocolate meio amargo picado

Levar ao fogo o creme de leite, a manteiga e o açúcar mascavo. Mexer sempre até que borbulhe. Tire do fogo e acrescente o chocolate, bata para que fique incorporado e brilhante.  Coloque sobre o bolo. Decore à gosto.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...