domingo, 26 de janeiro de 2014

Avencas

 

Tem gente que se recusa a possuir uma avenca com medo que ela a denuncie porque dizem que a avenca é o termômetro da fidelidade.

Não sei se isso é verdade ou não passa de superstição, o certo é que as avencas, como os gatos,  são muito temperamentais. Sendo todos farinha do mesmo saco,  eu, os gatos e as avencas, nos damos muito bem.

Creio que o traço mais marcante da avenca é sua independência, se não gosta do ambiente, definha. E não adianta molhar, adubar, trocar a terra, quando ela embirra é melhor esperar que se complete o ciclo.

Sempre gostei muito de avencas e as tenho cultivo ao longo da vida. Nem sempre com sucesso, época houve em que até suplicava a elas que me indicassem o que as faria felizes. Pensei em desistir, mas a beleza delas sempre me enchia os olhos, continuei a comprar e acomodar em diversos lugares para ver a reação que tinham.

Aprendi muito com elas e hoje as vejo como instrumentos de que a vida lançou mão para colaborar com minha cura interior.  Sei agora que a paciência é uma virtude essencial para uma vida de qualidade. Saber esperar o momento, reconhecê-lo quando chegar e usufruir o máximo dele, não é para qualquer um. 

É preciso sabedoria, e sabedoria quem dá? O exercício da paciência.  Ter fé e saber esperar é como semear e aguardar o momento da colheita. Parece fácil, mas é um exercício diário de entrega e de humildade, é preciso cortar na carne, cair e levantar quantas vezes forem necessárias  até que finalmente torna-se um hábito.

Aí então realiza-se o milagre da transformação, o que parecia impossível cai em nossas mãos serenamente. Finda-se um ciclo de aprendizagem e no horizonte já vislumbramos outro, agora mais experientes e sobretudo mais pacientes.

Assim minhas avencas, agora  exuberantes,  balançam   orgulhosamente suas hastes ao vento, encobrem os vasos e os tons de verde se entrelaçam com tal harmonia que fazem meus olhos se encherem de lágrimas. Lágrimas de emoção, de amor e  felicidade diante de tanta beleza.

…” e foi o tempo e o amor que dediquei às minhas avencas que as tornaram tão importantes e belas …”

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...