quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Bolo mesclado

 

Essa é uma receita muito antiga e tradicional na família. Costumam chamar de o “bolo da mamãe” . Faz parte daquelas receitas que a gente guarda no fundo da gaveta, era o “ bolo de aniversário”.

A cobertura de marshmallow e chocolate é uma combinação perfeita e resulta num belo visual. No da foto decorei com cerejas frescas, porque estava na época delas e a filhota gosta muito, mas com cerejas em calda também fica muito bonito.

Deve ser feito de véspera para que os sabores da calda e recheio penetrem na massa do bolo e a tornem mais úmida e saborosa.

Para montar é bom utilizar um aro ou na falta dela montar em uma forma e desenformar no outro dia quando estiver firme.

Ingredientes

Massa:

5 ovos grandes

2 xícaras de açúcar

1 colher, das de chá, de extrato de baunilha

1 xícara de leite  integral fervente

2 xícaras de farinha de trigo peneirada

1 colher de sobremesa de fermento em pó.
Separe as claras e bata na batedeira até o ponto de neve, juntar as gemas, a baunilha e o açúcar e continuar batendo até obter um creme claro e fofo. Despeje aos poucos o leite fervente e bata mais um pouco. Desligue a batedeira e utilizando um fouet ou espátula misture delicadamente a farinha peneirada com o fermento. Assar em forma redonda de 28 cm de diâmetro, untada e enfarinhada, eu costumo colocar uma folha de papel toalha no fundo da forma para facilitar na hora de desenformar. Forno pré-aquecido a 200° por cerca de 40 minutos. Para verificar se está assado tocar levemente com os dedos o centro do bolo que deverá estar firme e dourado.

Recheio

1ª parte - creme

1 lata de leite condensado Moça

3 gemas

3 colheres de amido de milho

500 ml de leite integral

1 lata de creme de leite

1 colher, das de sobremesa, de extrato de baunilha.

Em uma panela coloque o leite condensado, o amido e as gemas e misture bem, acrescente o leite quente, leve ao fogo mexendo sempre até estar cozido. Tirar do fogo, acrescentar o creme de leite e a baunilha, misturar bem, despejar em recipiente frio, cobrir com filme plástico deixando que encoste no creme e esperar esfriar.

2ª parte – frutas em calda

1 lata de pêssegos em calda, escorrer, reservar a calda e cortar o pêssego em pedaços pequenos, não minúsculos.

Compota de 1 abacaxi, descascar o abacaxi, cortar em cubinhos, acrescentar meia xícara de açúcar cristal e levar ao fogo em panela de pressão. Depois do sinal, deixar 5 minutos, desligar o fogo e deixar esfriar totalmente antes de abrir. Costumo aromatizar a compota com anis estrelado, mas pode ser utilizado cravo da índia.

Cortar o bolo, já frio, em 2 camadas.  Colocar a primeira no fundo da forma e utilizando um pincel, os de silicone são mais práticos, pincele com a calda do pêssego até que fique  úmido. Espalhar metade do creme e por cima arrumar o pêssego.  Levar à geladeira para firmar um pouco.  Colocar a outra camada e regar com a calda do abacaxi, colocar o restante do creme e o abacaxi. Levar à geladeira e quando estiver firme colocar a última camada e pincelar com o restante das caldas. Cobrir com filme plástico de deixar de um dia para  outro na geladeira.

No dia seguinte desenformar e aplicar a cobertura.

Cobertura – Marshmallow

2 xícaras de açucar

1 xícara de água

1/4 xícara de Karo

3 claras ( as que sobraram do recheio)

1 colherinha de baunilha.

Fazer uma calda em ponto de fio com o açúcar, o Karo e  a água. Colocar as claras na batedeira e quando a calda começar a borbulhar, ligar a batedeira. Quando atingir o ponto de neve despejar lentamente a calda fervente, borbulhante sobre as claras, sem desligar a batedeira. Acrescentar a baunilha e continuar batendo até esfriar, ficará bem consistente.
Cubra o bolo com uma camada grossa, despeje a calda de chocolate por cima e faça movimentos com um garfo para criar os arabescos.

Decore com as frutas que desejar.

Calda de chocolate

2 colheres de açucar cristal

1 colher de açucar mascavo

2 colheres de cacau, uso o orgânico que é mais saboroso, pode ser substituído por chocolate 50% cacau

1 colher, das de chá, de manteiga sem sal

2 colheres de leite.

Levar ao fogo baixo mexendo sempre por 5 minutos. Utilizar morno.

Lembretes:

Este bolo deve ser conservado na geladeira pois é muito úmido e se o tempo estiver quente pode desmoronar.

Essa receita é suficiente para 20 porções.

Não deu para fotografar depois de cortado porque acabou muito depressa. Quando fizer outro posto a foto.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...