quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Clafoutis de figos

 

Os muito puristas que me perdoem, não entro em discussões  e nem em movimentos para preservar a origem de certas preparações. É quase impossível se cozinhar como há 50 anos, o que dirá manter receitas intactas através dos séculos. Sei que o Clafoutis original é feito com cerejas frescas, mas não tenho cerejas no meu quintal, tenho figos, então fiz Clafoutis de figos.

E à propósito ficou maravilhoso. Os figos estavam bem maduros e saborosos. Fiz uma calda  mel orgânico,  açúcar mascavo orgânico e canela em pó e passei cada metade de figo na calda para que as sementinhas absorvessem o sabor.

Como meu refratário era pequeno, utilizei também alguns ramequins.

Ingredientes.

10 figos

2 colheres bem cheias de mel

1 colher de açúcar mascavo

1/2 colher, das de chá, de canela em pó

1 folha de louro

4 colheres de manteiga sem sal (80g)

6 ovos

1/2 xícara de açúcar baunilhado (100g)

2/3 xícara de farinha de trigo (80g)

1 xícara de leite

1 pitada de sal

Açúcar de confeiteiro para polvilhar.

Untar um refratário de 27cm de diâmetro com manteiga e polvilhar açúcar. Como meu refratário só tem 20 cm, usei 4 ramequins para complementar.

Em uma frigideira colocar o mel, o açúcar mascavo, a canela e a folha de louro. Deixar no fogo mínimo até dissolver e incorporar os ingredientes. Cortar os figos ao meio no sentido do comprimento e colocar sobre a calda com o lado cortado para baixo. Retirar cuidadosamente e arrumar no refratário.

Derreter a manteiga e deixar esfriar. Bater o açúcar com os ovos na batedeira ou usando um batedor elétrico, Acrescentar a farinha de trigo, o leite e a manteiga aos poucos, mexendo delicadamente.

Despejar esse creme sobre os figos com cuidado e levar a assar em forno pré-aquecido a 180° por 30 a 35 min. A massa deverá estar firme e dourada. Esfriar sobre uma grade e servir morno ou frio. Se quiser acompanhe com sorvete de creme.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...