sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Salada de improviso

 

E tem aquele dia quente, com muitos afazeres e pouco tempo. Quero uma comida leve, saborosa e que não aumente a sensação de calor e de preguiça que agarra a gente e não quer soltar.

De preferência um prato único e que utilize ingredientes que já estão à mão, ninguém se anima a ir ao mercado em dias quentes e secos. Essa a minha disposição, abro o armário e lanço mão de meio pacote de macarrão penne tricollore que estava solitário  e  meio esquecido.  Todo mundo sabe que amo macarrão, de todas as formas, com molho sofisticado, ao alho e óleo, com legumes, espinafre e por aí vai.

O que poderia me inspirar mais para um dia de calor? Salada de macarrão. Muitos pensam que salada é só misturar uma porção de coisas e pronto. É quase isso, só que eu particularmente me esmero em certas etapas.
Cozinho a massa, escorro e envolvo imediatamente em maionese para que absorva bem o sabor enquanto esfria. Só depois de morno acrescento os outros ingredientes para que a textura não se modifique com o calor.

A massa é a base, junto a ela o que estiver mais à mão, como grão de bico e ervilhas que sempre tenho pré cozidos e congelados, azeitonas, passas claras ou escuras, alguma castanha em lâminas  para dar uma crocância especial.

Ingredientes

300 g de penne tricollore grano duro, cozido em água temperada com sal grosso.

100 g de grão de bico pré cozido

50 g de ervilhas congeladas

50 g de passas demolhadas em água para hidratar

30 g de castanhas, usei castanha do Pará

Azeitonas à gosto

Maionese à gosto. Como meus ovos são do quintal, posso me dar ao luxo de fazer maionese em casa, com os temperos que mais me apetecem no momento. Nessa usei óleo de milho, azeite extra virgem e alho.

Guarneci com baby couve, da minha horta, tenra e deliciosa.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...