quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Salada despretensiosa



Quando penso em salada logo me vem à mente folhas como agrião e rúcula. Adoro o sabor delas, forte, adstringente, cheio de personalidade. Pena que sofram certo preconceito, não poucas pessoas já me disseram que detestam as duas. Uma vez levei um maço de rúcula para uma vizinha, recém-colhidas em minha horta. Ela não conhecia, mas depois me disse para nunca mais levar porque havia detestado e jogado fora.
Quando se compra o agrião em feira ou supermercado, as folhas externas e os talos são descartados por uma simples questão estética. No entanto são ricos em nutrientes e não devem ser desperdiçados. Limpo e separo as folhas da salada e as “feinhas”,  assim como os talos, pico bem miúdo e acondiciono em saco plástico bem vedado. Aproveito depois em sopas cremosas, em recheios de omeletes ou enriquecendo recheios de tortas.
Não há nada mais fácil do que inventar uma salada, depende do que apetece mais a cada um. Procuro sempre variar, não há uma igual à outra.
Ingredientes
Folhas de agrião e de rúcula, de preferência orgânicos, bem higienizadas
2 maçãs, as miúdas são mais saborosas, com casca , cortadas em cubos e deixadas de molho em água com limão.
2 carambolas em fatias, usei carambolas ácidas.
1 cebola roxa, pequena , em meias-fatias.
Salsa, coentro e cebolinha à gosto.
Arrume as folhas no prato de servir, no centro coloque a maçã escorrida, a cebola e os temperos verdes. Salpique com uma nuvem de sal marinho.Arrume as fatias de carambola de maneira decorativa. Regue com um pouco de limão e  azeite extra virgem e polvilhe gergelim torrado na hora.
Pessoalmente gosto de sentir os sabores se mesclando na hora da degustação por isso não carrego em temperos como sal e pimenta nas saladas. Só o mínimo indispensável.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...