sábado, 22 de fevereiro de 2014

Creme de iogurte com figos

 

Costumo brincar dizendo que nas refeições aqui em casa sempre há algum item que vem do quintal.

Não é exagero e a verdade é que aproveito tudo que planto e como o plantio é orgânico,  a colheita é feita segundo as leis da natureza, sempre na época e ponto certo, o que torna tudo mais saboroso.

Como a natureza é muito sábia, é raro não haver  fruta no quintal. Passaram as mangas e agora chegaram os figos. Os primeiros foram disputados com os pássaros, agora são tantos que até eles não se importam mais. Claro que sempre deixo uma porcentagem para eles que gostam de madrugar.

O figo não é uma fruta tão apreciada como a manga, a laranja, a jabuticaba, mas eu adoro, como ali mesmo, debaixo do pé.

No ano passado fiz uma poda drástica na figueira porque seus galhos estavam se intrometendo na copa da jabuticabeira e escalando o telhado da lavanderia. O resultado é que este ano frutificou muito e as frutas estão deliciosas. Já me perguntaram porque não faço doce de figo verde,  mas para que colher as frutas verdes se maduras são muito mais gostosas? Além do mais dá um trabalho enorme e toma muito tempo.

figos e manta Sofia Sunbonnet 003

Prefiro então esperar que amadureçam no pé para só então utilizar. Separo alguns para fazer um vidro de doce, porque doce de figo maduro eu adoro.

Domingo estava sem tempo para fazer a sobremesa então improvisei um iogurte com figos.

Primeiro cortei os figos ao meio. Em uma frigideira coloquei uma colher de manteiga e 1/4 de xícara de açúcar mascavo orgânico, deixei derreter no fogo baixo e coloquei os figos com o lado cortado para baixo. Continuei no fogo baixo até que formasse uma leve calda, cerca de 15 minutos. Deixei esfriar e levei à geladeira.

Enquanto isso, com um fouet,  bati meio litro de iogurte com uma caixinha de creme de leite gelado, até ficar cremoso. Coloquei no prato de servir e enfeitei com os figos  e a calda. Servi bem gelado.

Tenho que lembrar que meu iogurte é feito em casa, na iogurteira, então tem a consistência bem firme, não sei dizer se com iogurte industrializado o resultado seria o mesmo, mas o sabor do figo com o iogurte combina perfeitamente e fica bem leve e refrescante.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...