sexta-feira, 18 de julho de 2014

Pãozinho de batatas

Com  a intenção de organizar um pouco meus livros e cadernos de receitas, comecei a folhear as páginas antigas e amareladas e aí pronto… fiquei nostálgica.  Veio então uma vontade louca de voltar no tempo.

Tempo em que não tinha MFP e amassava o pão com as mãos enquanto imaginava que ia ficar delicioso e minhas filhas iam adorar. Na realidade  tentava era passar energia positiva com muito amor para a comida que  eu preparava. Sempre que conseguíamos uma receita diferente, eu e D. Ana (minha mãe), arregaçávamos as mangas e começávamos  a fazer imediatamente.

Uma das receitas preferidas das crianças, era o pãozinho de batatas. Semana passada fiz e pude sentir que o sabor ainda era o mesmo de décadas atrás.

Ingredientes

6 batatas médias

1 xícara de leite

3 gemas

15g de fermento seco instantâneo ( 1 colher e meia)

200 ml de óleo

2 colheres de manteiga sem sal

8 colheres de açúcar

1 colher, das de sobremesa, de sal

1 kg de farinha de trigo.

Cozinhar as batatas e ainda quente, espremer ou amassar com um garfo. Acrescentar a manteiga e esperar esfriar. Juntar os demais ingredientes. Se utilizar a MFP, ligar na função 8 e esperar completar o ciclo. Essa massa não precisa descansar antes de enrolar. Quando estiver soltando das mãos, faça os pãezinhos e coloque em forma untada e enfarinhada. Deixar então crescer até dobrar de volume, pincelar com um ovo levemente batido e polvilhar gergelim. Eu uso com casca, mas quem não gosta pode usar o branco.

Forno pré aquecido a 180°.  Regular em 150° nos primeiros 10 minutos e depois voltar a 180°.

Esse pãozinho é muito delicado, tire com cuidado da forma e  deixe esfriar em uma grade.

Fiz um patê para acompanhar meu pãozinho, mas isso já é assunto para outro post.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...