Com a intenção de organizar um pouco meus livros e cadernos de receitas, comecei a folhear as páginas antigas e amareladas e aí pronto… fiquei nostálgica. Veio então uma vontade louca de voltar no tempo.
Tempo em que não tinha MFP e amassava o pão com as mãos enquanto imaginava que ia ficar delicioso e minhas filhas iam adorar. Na realidade tentava era passar energia positiva com muito amor para a comida que eu preparava. Sempre que conseguíamos uma receita diferente, eu e D. Ana (minha mãe), arregaçávamos as mangas e começávamos a fazer imediatamente.
Uma das receitas preferidas das crianças, era o pãozinho de batatas. Semana passada fiz e pude sentir que o sabor ainda era o mesmo de décadas atrás.
Ingredientes
6 batatas médias
1 xícara de leite
3 gemas
15g de fermento seco instantâneo ( 1 colher e meia)
200 ml de óleo
2 colheres de manteiga sem sal
8 colheres de açúcar
1 colher, das de sobremesa, de sal
1 kg de farinha de trigo.
Cozinhar as batatas e ainda quente, espremer ou amassar com um garfo. Acrescentar a manteiga e esperar esfriar. Juntar os demais ingredientes. Se utilizar a MFP, ligar na função 8 e esperar completar o ciclo. Essa massa não precisa descansar antes de enrolar. Quando estiver soltando das mãos, faça os pãezinhos e coloque em forma untada e enfarinhada. Deixar então crescer até dobrar de volume, pincelar com um ovo levemente batido e polvilhar gergelim. Eu uso com casca, mas quem não gosta pode usar o branco.
Forno pré aquecido a 180°. Regular em 150° nos primeiros 10 minutos e depois voltar a 180°.
Esse pãozinho é muito delicado, tire com cuidado da forma e deixe esfriar em uma grade.
Fiz um patê para acompanhar meu pãozinho, mas isso já é assunto para outro post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião, ficarei muito feliz.