terça-feira, 17 de maio de 2016

Meu queridinho, o pão 100% integral

Desconfio que muita gente  não goste de pão 100% integral apenas porque nunca provou um pão integral  realmente bem feito.
Perdi a conta da quantidade de ingredientes perdidos e fornadas de pão que foram direto para o galinheiro. As galinhas que não se importam com o sabor do pão devoravam tudo.
Aos poucos fui entendendo a farinha integral e perdendo a pressa, exercitando a paciência e o bom senso. E lendo e pesquisando. Testei várias receitas até descobrir a minha, do meu jeito. Não sei se é a melhor, mas foi a que mais se adaptou ao meu paladar.
Como é mais demorada, se estou com pressa, não faço o pão 100% integral. Em dias de correria opto pelo 50/50.
Costumo preparar a biga, que vai levedar a massa do pão, de véspera, para que se desenvolva calmamente. Preparo, coloco em uma vasilha untada, cubro com plástico e levoà geladeira por uma noite. No dia seguinte, tiro da geladeira e espero que ela fique na temperatura ambiente. Aí começo o pão propriamente dito.
Ingredientes da biga 
Farinha de trigo para pães          180g
Água fria                                      1/2 copo
Fermento seco instantâneo        11/4 colher, das de chá.
Misture os ingredientes até formar uma massa firme, mas homogênea. Pode ser feito manualmente, pessoalmente utilizo a batedeira portátil, com as pás para massa, mas apenas porque tenho restrições a usar os braços.. Biga 3

Cubro a tigela com um plástico bem fechado e levo à geladeira.
No dia seguinte, retiro da geladeira e enquanto espero que adquira a temperatura ambiente, separo os outros ingredientes do pão.
Ingredientes do pão
Farinha de trigo integral         650g
Água fria                                 2 copos
Sal marinho                           3 colheres das de chá
Azeite de oliva                       2 colheres
Fermento seco instantâneo  2 colheres das de chá
Biga                                     
Sementes como linhaça, gergelim,amaranto ou outras.                                      150g
Colocar os ingredientes na MFP e escolher o ciclo massa.
Quando terminar colocar em uma tigela , cobrir bem e deixar levedar até dobrar de volume.
DSC02137
Prefiro usar tigela com tampa para vedar melhor. O tempo vai variar conforme a temperatura ambiente, em torno de 1h30min a 2h.
É bom lembrar que essa massa é meio mole. Despejar na pedra ou bancada e moldar o pão à gosto. Colocar em forma untada e enfarinhada e deixar crescer novamente. Esse novo crescimento leva em torno de 45min a 1h.
Levar ao forno preaquecido a 200° e asse por 15 min. Reduza a temperatura a 180° e deixe por mais 30 min..Quando estiver pronto ele estará com uma linda cor e com a casca bem firme. Desenforme sobre uma grade e deixe esfriar completamente antes de cortar.
Esse  pão além de saboroso fica com uma linda textura. Não tem conservantes por isso seu tempo de duração é menor que os industrializados. Pode ser congelado.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...