sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Chocolate e cerejas ou um bolo improvisado

Costumo ser daquelas pessoas que gostam de planejamento. Primeiro desenho tudo na mente, depois passo ao papel, para só depois executar. Mas... a experiência, a idade, o passar do tempo, qualquer seja o nome dado, tem-me feito lançar mão de improvisos , que felizmente sempre dão certo.
Foi o que aconteceu em um sábado qualquer. Prometi fazer um bolo para comemorar o aniversário de minha filha mais velha e esqueci de comprar os ingredientes.
Lembrei que tinha metade de um Nega Maluca congelado, tirei do freezer e vi que era pouco. Fazer o quê? Caprichar na quantidade de recheio.
Cortei o bolo em fatias mais finas que o usual para que rendessem mais. Forrei uma forma de fundo falso com filem plástico e coloquei uma camada de bolo, fazendo as emendas necessárias. Reguei com uma mistura de leite e chocolate em pó. Cobri com uma generosa camada de recheio , outra camada de bolo e mais uma camada de recheio . Aí o bolo acabou, levei então ao freezer para que ficasse firme a última camada de recheio fizesse o papel de uma camada de bolo e pudesse receber a cobertura.
Recheio:
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
5 colheres de amido de milho
5 colheres de chocolate em pó 50% cacau
2 colheres de manteiga
1 caixinha de creme de leite.
700ml de leite integral
150 g de gotas de chocolate   meio amargo ou chocolate em pedaços.
Em panela de fundo grosso misture bem o leite condensado, o amido e o chocolate em pó. Acrescentar o leite aos poucos e levar ao fogo mexendo sempre para não encaroçar. Quando estiver cozido acrescente a manteiga, o creme de leite e o chocolate e tire do fogo imediatamente. Continue mexendo para incorporar tudo. Passe para uma tigela, de preferência gelada e cubra com filme plástico encostando no creme para não criar película.
Levar à geladeira. Quanto mais gelado mais fácil será de utilizar.
Cobertura:
1 lata de leite condensado
4 colheres de chocolate em pó 50% cacau
100 g de gotas de chocolate meio amargo
2 colheres de manteiga
1 pacote de biscoito Maria ou Maizena esmigalhado.
Levar ao fogo o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga até o ponto de brigadeiro mole, tirar do fogo e acrescentar as gotas de chocolate e o biscoito, reservando um pouco para polvilhar sobre o bolo.
Despejar a cobertura ainda morna sobre o bolo gelado e voltar à geladeira de imediato. Deve ser servido gelado pois é muito cremoso.
Bolo  Nega Maluca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião, ficarei muito feliz.

Patchwork da Mommy



...um lugar para se falar de patchwork, quilt, receitas culinárias,gatos, plantas e o que mais vier...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...